Existem dois formatos à escolha. Para quem tem pouco tempo, há visitas guiadas de curta duração todos os dias, de segunda a sexta feira, de manhã e de tarde. Quem não puder durante a semana, pode optar pelo primeiro sábado de cada mês para fazer uma visita guiada mais alargada ao Edifício Histórico (à Reitoria) da Universidade do Porto.
Quantas vezes já atravessou a Praça Gomes Teixeira (mais conhecida por Praça dos Leões) sem ter sequer entrado nas arcadas frontais? Quem já se aventurou neste primeiro nível de acesso ao edifício já viu, até já se terá fotografado com a lua gigante que lhe dá as boas-vindas. Mas há muito mais para conhecer…
Uma viagem no tempo em 20 minutos…
O objetivo destas visitas é “tornar transparentes” as paredes do Edifício Histórico da U.Porto. E, com isto, levar a que a cidade compreenda, através da experiência da descoberta, que este é um edifício que ajuda a entender a história não só da cidade, mas também do país e do que se passa no resto do mundo.
De segunda a sexta feira, as visitas guiadas de curta duração têm início às 11h00, da parte da manhã, e às 16h00, da parte da tarde. Basta “ir para além da lua”, abrir as portas em vidro, e dirigir-se à receção. Esta breve visita é gratuita e ainda dá direito a um bilhete com 5% de desconto nos produtos da Loja da U.Porto.
São muito variadas as questões que nos chegam de quem já aceitou o convite e partiu à aventura. “Quando foi construído o edifício?”; “Que outras vidas já teve?”; “Onde estão os estudantes?”; “Ainda há aulas?”; “O que se estudou aqui?”… À medida que as portas se vão abrindo e os tesouros se vão revelando, qual conjunto de matrioscas que se vai desatarrachando, as respostas surgem na mesma medida em que novas questões se instalam: Quem é a única mulher representada nos retratos do Salão Nobre? Qual foi o percurso do artista que também foi médico, investigador e resistente político? Que descobertas e avanços científicos conseguiu o investigador que dá nome ao inspirador Laboratório de Química?
… Ou um final de manhã de sábado
Para além das visitas guiadas de curta duração disponíveis durante a semana, os mais curiosos podem optar por uma visita mais prolongada. Para isso, só têm de reservar o final da manhã do primeiro sábado de cada mês.
Com início às 11h00, a entrada faz-se pelo Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (ao jardim da Cordoaria) e inclui uma primeira paragem no Laboratório Ferreira da Silva e na exposição que, na altura, estiver patente.
Os visitantes irão depois atravessar todo o edifício, com paragem obrigatória nos locais mais emblemáticos como o Salão Nobre, a Biblioteca do Fundo Antigo, a escadaria central com as centenárias pinturas de Veloso Salgado e, claro, a(s) exposições das Galerias da Casa Comum.
A visita terá uma duração aproximada de 1h30 e um custo de 6 euros, com desconto de 50% para os portadores do Cartão Porto. Para fazer a marcação, basta enviar um e-mail para [email protected].