“Mudanças climáticas globais e poluição: desafios para o sistema imunitário, metabolismo do RNA e respostas ao stress” foi o título do curso avançado oferecido, entre os dias 25 e 29 de setembro, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, em parceria com a Universidade de Lund (Suécia), a Universidade de Vigo (Espanha), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), ambos da Universidade do Porto.

Este curso, organizado no âmbito do Blended Intensive Programme (BIP) do programa ERASMUS +, teve como objetivo promover abordagens e metodologias transdisciplinares para fazer face aos problemas do mundo moderno, nomeadamente os impactos das alterações climáticas nos humanos, animais e ambiente. Esta formação, com uma forte componente laboratorial, acolheu cerca de 15 estudantes de doutoramento nas mais variadas áreas das ciências da vida.

Para Lúcia Guilhermino, uma das docentes responsáveis pela organização do BIP, este tipo de formação, que promove soluções conjuntas, é fundamental no momento em que vivemos: “Estamos numa época de profundas mudanças climáticas e isso está a provocar grandes alterações no ambiente e na qualidade e estilo de vida das pessoas. A poluição por imensos agentes químicos, por exemplo micro e nanoplásticos, tem efeitos a vários níveis de organização biológica, desde o nível molecular até ao ecossistema, e interfere em muitos aspetos do funcionamento da sociedade atual”, nota a também professora do ICBAS.

Uma semana de partilha e discussão, num curso onde o debate, a troca de ideias e propostas esteve sempre em cima da mesa. Esta formação, pela forma como se organizou, constituiu uma oportunidade para demonstrar que é possível construir pontes entre profissionais de várias áreas”.

“Existem neste momento inúmeros desafios aos quais nos temos que adaptar, mas também uma imensidão de oportunidades para encontrar múltiplas soluções. Num mundo tão desafiante como este as respostas só podem ser encontradas em equipas multidisciplinares e no cruzamento de várias áreas. Por isso este curso soube refletir a visão do ICBAS quanto à aplicabilidade da abordagem One Health”, reforça Lúcia Guilhermino.

Apesar dos desafios, esta foi uma “experiência incrível, onde aprendemos imenso com colegas, mas também com os estudantes”, destacam Manuel Vilanova e Alexandra Moreira, docentes do ICBAS que também estiveram à frente da organização da formação.

“Uma verdadeira aprendizagem One Health

Para os estudantes, esta foi experiência de enorme aprendizagem. Nas palavras de Bárbara Diogo, “este curso foi uma boa oportunidade para aumentar os nossos conhecimentos e experiências neste tipo de eventos, para além da possibilidade de contactar com estudantes de várias áreas e de diferentes backgrounds, o que, obviamente, nos ensina muito. Aqui conseguimos relacionar várias áreas, enquadrar, por exemplo, a imunologia, com a toxicidade dos nanoplásticos e nanopartículas, ou seja, ver que o que estamos a estudar pode ser aplicado em áreas distintas é muito impactante e uma verdadeira aprendizagem One Health”.

A mesma ideia é reforçada por Javier González, da Universidade de Vigo: “Aprendi imenso nestes dias. O programa deste curso permitiu-nos compreender, deu-nos novas perspetivas, sobre as alterações climáticas e como elas impactam a nossa vida. Foram realmente dias muito enriquecedores.”

O programa do Blended Intensive Programme (BIP) “Mudanças climáticas globais e poluição: desafios para o sistema imunitário, metabolismo do RNA e respostas ao stress” contou ainda com a participação dos docentes Africa González-Fernández, Rosana Simon e José Faro, da Universidade de Vigo (Espanha) e Tommy Cedervall, da Universidade de Lund (Suécia).