A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) realiza, no próximo dia 17 de outubro, a tradicional Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo, evento que assinala um dos acontecimentos mais importantes no ciclo académico.

O ponto alto da sessão será a lição de sapiência proferida por José Pedro Serra, professor catedrático do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, que fará uma intervenção subordinada ao tema “PALAVRA E SILÊNCIO OU A ESTRANHEZA CÚMPLICE”.

Durante a sessão serão também homenageados os membros da comunidade académica que se aposentaram, os docentes que realizaram com sucesso as suas provas de agregação e todos aqueles que obtiveram o grau de Doutor durante o ano letivo transato.

Com entrada livre, a cerimónia terá início pelas 16h00, no Anfiteatro Nobre da FLUP.

Sobre José Pedro Serra

Licenciado em Filosofia, em 1980, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), José Pedro Serra concluiu, no mesmo ano, o 5.º ano do Curso de Teologia na Universidade Católica. Em 1989, obteve o grau de Mestre em Literatura Grega na FLUL e em 1999 obteve o grau de Doutor em Cultura Clássica na mesma Universidade.

É autor de várias publicações e conferências na área da cultura, da literatura e da filosofia e participou em vários eventos na Fundação Gulbenkian, em Serralves, na Culturgest…

Em 2006, publicou Pensar o Trágico (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian; reeditado na Abysmo em 2018), obra que lhe valeu a conquista do Prémio do Pen Club 2007, na categoria de Ensaio. Recebeu igualmente o Prémio Jacinto do Prado Coelho da Associação Portuguesa dos Críticos Literários.

Atualmente, é Diretor da Biblioteca da FLUL.