A Câmara Municipal de Matosinhos está a promover, em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, a 3.ª edição do BluAct, um programa de apoio ao crescimento da economia azul que procura startups com ideias de negócio inovadoras, em particular que apresentem soluções com impacto na sustentabilidade do setor da água e da indústria conserveira.

Ao participar nesta edição do BluAct, as startups selecionadas usufruirão de um programa de mentoria para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio e preparação para a apresentação dos projetos empresariais no evento final.

Podem concorrer ao programa todas as ideias e/ou projetos de negócio relacionados com a pesca, transformação, conservação e comercialização do pescado; aquacultura, bio recursos e biotecnologia azul; portos, transportes e logística; indústrias navais e energias marinhas; náutica e turismo náutico, desde que produzam efeito na economia do mar.

Para o primeiro classificado, está prevista a atribuição de prémio pela empresa Indaqua-Matosinhos no valor pecuniário máximo de 5.000 euros. Já o projeto que demonstrar maior impacto na indústria conserveira, promovendo a economia circular e a sustentabilidade, receberá um prémio pecuniário de 2.500 euros, financiado pela da empresa Conservas Portugal Norte

Os vencedores podem beneficiar, ainda, de um ano de incubação na UPTEC Mar e da participação no programa de aceleração de empresas promovido pela UPTEC.

As candidaturas devem ser submetidas até 5 de novembro de 2023, através do preenchimento deste formulário.

Olhar para o futuro

O programa desta edição do BluAct foi apresentado na manhã de 9 de outubro, na UPTEC Mar, numa cerimónia que contou com as presenças do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Carlos Mouta, e da Diretora de Desenvolvimento de Negócio da UPTEC, Maria Oliveira.

Para o vice-presidente da autarquia matosinhense, Carlos Mouta, o BluAct é o lançamento da semente para diversos projetos que procuram uma plataforma de projeção. “Há uma ligação forte e natural entre estes temas e a geografia de Matosinhos, que está junto ao mar há muitas centenas de anos. O grande desafio é como é que transformamos aquilo que era a realidade de uma comunidade pesqueira e industrial, naquilo que é o futuro, que são produção de novos serviços e produtos sustentáveis, ligados à utilização das algas, do vento, do sol, da energia das ondas, entre muitas outras, e conseguir criar valor e acomodar estas ideias para o setor industrial, para a Academia, é aquilo que queremos fazer com o BluAct”.

Por sua vez, Maria Oliveira vincou que a dinâmica da UPTEC com a CM Matosinhos e com os parceiros deste programa são fundamentais para o sucesso futuro destas empresas. “É extremamente importante perceber que estamos a contribuir para o objetivo de criar projetos inovadores que estejam ligados às questões da sustentabilidade e a preservação dos nossos oceanos e dos recursos naturais. Esta parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, que já vem no seu terceiro ano, acaba por ser extremamente importante, para solidificar todo este apoio que podemos dar aos novos projetos”.

As startups vencedoras da edição 2022 do BluAct – FilterCork, Inclita Seaweed Solutions e Windcredible, partilharam as experiências passadas no programa, antes da sessão de networking que encerrou a cerimónia.