Já passava das 21h00 do passado dia 27 de setembro quando o “Disco Voador” pousou na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto, para um espetáculo especial e irreverente, organizado pelo Programa Transversal de Mentoria Interpares da U.Porto.

Com casa cheia, coube à voz personificada de Joana Manarte e às guitarras imagéticas de Tiago Enrique ganhar vida e cor na Casa Comum, numa atmosfera quente e de grande proximidade com o público.

No seu cenário, os dois artistas apresentaram-se com um globo terrestre luminoso, enfatizando a viagem musical pelo mundo ao longo daqueles 90 minutos de espetáculo. “Bella Ciao”, “Menino do Bairro Negro”, “Que Força é Essa” e “L´Amour Est un Oiseau Rebelle” foram alguns dos pontos altos deste espetáculo imersivo e sensorial pelo mundo da música, sempre com uma elevada participação por parte do público.

Tiago Enrique e Joana Manarte deram o corpo e a voz ao “Disco Voador”. (Foto: Mentoria U.Porto)

Integrar com cultura

Antes do espetáculo, Teresa Medina, Presidente da Comissão Científico Pedagógica da Mentoria U.Porto, sublinhou a importância da cultura na integração dos estudantes do ensino superior, dando como exemplo o trabalho desenvolvido pela Mentoria U.Porto neste âmbito.

Na sua intervenção, a responsável vincou o papel que a Mentoria assume no “respeito máximo pela dignidade de todos e de cada um, e com condições para que os estudantes se sintam bem na Universidade”.

“A Mentoria U.Porto assinala os seus compromissos de integração plena e digna de todos os estudantes, (nacionais ou internacionais), oferecendo-lhes oportunidades únicas, como o acesso a iniciativas artísticas e culturais que contribuem para a valorização do nosso património cultural”, rematou Teresa Medina.

Teresa Medina enalteceu o papel da cultura na integração dos novos estudantes. (Foto: Mentoria U.Porto)