A cidade do Porto vai acolher, de 8 a 11 de julho, a 33.ª edição da Conferência IAMOT (International Association for Management of Technology), um evento de referência na área da gestão de tecnologia e da inovação, que vai trazer para o debate os desafios e as oportunidades relacionados com aspetos sociais, ambientais e tecnológicos das organizações, que têm emergido nos últimos anos.

Organizada pelo INESC TEC e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a primeira edição do IAMOT a decorrer em Portugal vai centrar-se no papel que o desenvolvimento tecnológico e a inovação podem ter, quer em prol do bem-estar dos colaboradores, quer na adoção de soluções que promovam a sustentabilidade ambiental, social e económica dos negócios.

“Seguindo os princípios da Indústria 5.0, acreditamos que o impacto das novas tecnologias pode ir muito além da produtividade e dos ganhos a nível económico. Se ao invés de se adaptarem as competências e necessidades dos trabalhadores às novas tecnologias a posteriori, se adotar uma abordagem de desenvolvimento tecnológico centrada no ser humano, as tecnologias podem contribuir de forma muito mais determinante para o bem-estar das sociedades”, avança João Claro, Presidente da Comissão Executiva do INESC TEC, Docente na FEUP e Co-chair da IAMOT 2024.

De acordo com Ana Simões, investigadora do INESC TEC e Co-chair da IAMOT 2024, uma abordagem centrada no ser humano permite usar a tecnologia para adaptar os processos de negócio às necessidades dos trabalhadores e, dessa forma, garantir que as novas tecnologias não entram em conflito com direitos fundamentais, como o direito à privacidade, à autonomia e à dignidade humana. “Pretendemos estimular um debate aprofundado que contribua para colocar o ser humano no centro do processo”, reforça.

Além disso, explicam os Chairs do evento, o desenvolvimento tecnológico pode contribuir para a sustentabilidade ambiental, social e económica dos negócios, ao permitir, por exemplo, a criação de modelos de negócio circulares ou a redução de emissões de dióxido de carbono. “As tecnologias podem ajudar ainda, por exemplo, a aumentar a visibilidade das cadeias de abastecimento e, consequentemente, a melhorar a gestão de impactos sociais e ambientais”.

O período para submissão de artigos arrancou em setembro e é aberto a “contribuições originais de alta qualidade” relacionadas com os diferentes tópicos definidos pela organização.

“Esperamos reunir académicos e profissionais entusiastas da inovação de todo o mundo e promover reflexões que resultem em ideias e soluções com impacto a nível global e que possam ajudar a responder aos desafios sociais, ambientais e económicos da atualidade”, concluem João Claro e Ana Simões.

A IAMOT – International Association for the Management of Technology é uma organização internacional dedicada ao avanço do estado da arte em educação e investigação em gestão de tecnologia constituída há mais de 30 anos, nos Estados Unidos da América.

Para mais informações sobre a IAMOT 2024, consultar o website do evento.