Para assinalar o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade, celebrado no passado dia 25 de setembro, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) empreendeu um conjunto de atividades, distribuídas ao longo de quatro dias e destinadas a toda a comunidade da instituição.

O principal objetivo desta “Semana da Sustentabilidade”  foi a promoção e implementação de comportamentos sustentáveis por toda a comunidade do Complexo ICBAS/FFUP, dentro e fora de portas, reforçando o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), inseridos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A “Semana da Sustentabilidade” arrancou no dia 25 de setembro com a Campanha Valormed, que permitiu a recolha de 20 kg de medicamentos na FFUP. No dia 26, retomou a Campanha Tampinhas, assinalando os 70 kg de tampas de garrafas angariados no último ano.

Já no dia 26, para envolver e “ouvir” os residentes do Complexo ICBAS/FFUP, foi criado um Painel de Ideias, onde estudantes e funcionários da FFUP e do ICBAS  puderam participar e sugerir melhorias, com a finalidade de elevar o índice de sustentabilidade.

A semana dedicada à sustentabilidade terminou no dia 28 de setembro, com a construção de um novo Ecoponto, no espaço da cantina/bar do Complexo, que tem como finalidade principal tornar mais eficiente a separação correta de resíduos.

As atividades desenvolvidas durante a semana, e que assinalaram o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade foram desenvolvidas e orientadas pela Comissão para a Divulgação e Implementação de Boas Práticas de Sustentabilidade na FFUP.

Para os membros da comissão, esta é “mais uma atividade de implementação e de consciencialização da importância das nossas atitudes, para a construção de um mundo melhor”.