A Universidade do Porto participou, entre os dias 18 e 25 de setembro, nos Campeonatos Europeus Universitários de Andebol de Praia e Voleibol de Praia, em Málaga (Espanha), com uma comitiva de 28 estudantes-atletas e quatro oficiais.

No  Europeu Universitário de Andebol de Praia, que decorreu na praia de Torrox, as equipas feminina e masculina, ambas orientadas pela treinadora Ana Carvalho, terminaram a competição em 5.º lugar.

A equipa feminina arrancou a fase de grupos com uma vitória (2-0) frente à University of Goettingen (Alemanha). Seguiram-se duas derrotas às mãos da Karoli Gaspar University (Hungria), que se sagrariam vice-campeãs europeias universitárias, à das anfitriãs da Universidad de Málaga, e nova vitória contra as alemãs da German Sport University Cologne.

Já na competição masculina, a U.Porto começou por vencer (2-1) a University of Bordeaux (França), antes de perder o segundo jogo por 2-0 frente à equipa da casa. Esta seria mesmo a única derrota da Universidade em toda a competição, cuja fase de grupos terminaria com novos triunfos diante da Warsaw University of Life Sciences (Polónia) e da Ozyegin University (Turquia).

A equipa masculina de Andebol de Praia da U.Porto terminou a competição com cinco vitórias e apenas uma derrota. (Foto: DR)

Apesar de ter terminado a fase de grupos em primeiro lugar, empatada com a Universidade de Málaga e a University of Bordeaux, a equipa masculina U.Porto acabou por perder o acesso à meia-final no confronto direto com os futuros campeões (Málaga) e medalha de bronze (Bordéus) da europa universitários. Restava a consolação de lutar pelo 5.º lugar, garantida após nova vitória, por 2-0, frente à Sumy State University (Ucrânia).

As equipas feminina e masculina de Andebol de Praia da U.Porto disputaram o jogo de atribuição do 5.º e 6.º lugar, respetivamente, contra a Aix-Marseille University e contra a congénere portuguesa da Universidade de Lisboa. Ambas as equipas conquistaram a vitória no último confronto, selando a sua participação num brilhante 5.º lugar.

As equipas feminina e masculina de Andebol de Praia da U.Porto brilharam nas areias de Málaga. (Foto: DR)

Participação honrosa no Voleibol de Praia

O Campeonato Europeu de Voleibol de Praia realizou-se na praia de Rincón de la Victoria, também em Málaga.

O primeiro dia de competição ficou marcado pelas derrotas sofridas pelas duplas da U.Porto, compostas por Ema Pascoal (ICBAS) e Beatriz Elaerts (ICBAS), no feminino, e por Diogo Oliveira (FADEUP) e Filipe Leite (ICBAS), no setor masculino.

Comitiva feminina e masculina de Voleibol de Praia da U.Porto presente no Campeonato Europeu Universitário. (Foto: DR)

O segundo dia de competição trouxe as primeiras vitórias, alcançadas por Diogo Oliveira e Filipe Leite, frente à Erciyes University (Turquia), e por Ema Pascoal e Beatriz Elaerts contra a University of Zurich (Suiça).

No último dia competição, a dupla masculina derrotou ainda a Eindhoven University of Technology (Holanda).

A dupla masculina alcançou duas vitórias no Campeonato Europeu Universitário de Voleibol de Praia. (Foto: DR)

Contas feitas, Diogo Oliveira e Filipe Leite terminaram a competição em 17.º lugar, ao passo que Ema Pascoal e Beatriz Elaerts alcançaram a 23.ª posição. Ambas as duplas foram orientadas pelo treinador Tiago Ribeiro.