A música de Wolfgang Amadeus Mozart dá o mote para o Concerto de Outono que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) irá oferecer à comunidade, no próximo dia 6 de outubro, às 21h00.

O Auditório do CIM-FMUP vai abrir novamente as portas à música clássica e ao virtuosismo da Ópera na Academia e na Cidade (OAC), que irá apresentar duas das composições mais celebradas do compositor austríaco: o “Concerto para Clarinete em Lá maior, K.622” e a “Sinfonia n.º 40 em Sol menor, KV. 550”.

“Das quarenta e uma sinfonias da autoria de Mozart, a Sinfonia nº 40 é a mais reverenciada. Esta obra é a segunda no conjunto das últimas três do compositor austríaco e é, na opinião de muitos, a mais impressionante. O caráter emocional forte e a sua introdução inconfundível tornam esta Sinfonia numa obra amplamente elogiada e permanente no tempo”, pode ler-se na brochura do evento, que dá assim continuidade ao “Projeto Mozart”, uma parceria entre a FMUP e a OAC que tem estreitado os laços entre a Medicina e a Arte.

Quanto ao Concerto para Clarinete em Lá maior, K.622, é considerado “uma das pérolas do repertório para clarinete e música de câmara”, destacando-se “pela riqueza harmónica e comovente expressividade”.

A direção musical estará a cargo de José Ferreira Lobo, diretor geral e artístico da Ópera na Academia e na Cidade. Ao clarinete estará David Silva, intérprete que já atuou em alguns dos palcos mais relevantes a nível nacional.

O Concerto de Outono – Projeto Mozart encerra a Semana da FMUP, agendada para os dias 2 a 6 de outubro. As celebrações vão incluir ainda uma peça de teatro, pelo Grupo Amador Teatro Universitário (GATU-FMUP), a reunião “Educação Médica” sobre o estado da educação médica em Portugal, a “Soirée da AEFMUP”, o Dia da Graduação e a Festa da Graduação.

A entrada no Concerto de Outono é aberta à comunidade universitária e a toda a sociedade, mediante inscrição prévia.