O estudante Douglas Santos, do Programa Doutoral em Geociências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conquistou o prémio de Best Student Paper num simpósio da Sociedade Internacional para a Ótica e Fotónica (SPIE) que decorreu recentemente em Amesterdão, na Holanda. 

O jovem investigador, integrado no Instituto de Ciências da Terra (ICT), apresentou o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto GREENPEG, financiado pela União Europeia e que conta com participação da FCUP. No âmbito do seu doutoramento, Douglas Santos está a utilizar imagens de alta resolução do World View -3 para identificar novos pontos de interesse para prospeção de pegmatitos graníticos, em Tysfjord, na Noruega. 

“Os pegmatitos graníticos são uma importante fonte de metais raros como o lítio, tântalo, nióbio, berílio, césio, urânio, REE, entre outros. (…) Este trabalho, na área da Deteção Remota, mostra o potencial das imagens de satélite de alta resolução espacial (neste caso específico do Worldview-3) para a exploração mineral”, sublinha. 

Com a informação recolhida, foi possível ao investigador realizar uma “classificação supervisionada por meio do algoritmo Mixture Tuned Matched Filtering (MTMF), para mapear possíveis afloramentos de pegmatitos no campo pegmatítico de Tysfjord na Noruega”.

“Os resultados são encorajadores e permitiram identificar 17 pontos e quatro áreas de interesse para prospeção de pegmatitos em Tysfjord”, acrescenta Douglas Santos. 

Entre os coautores do estudo, orientado pela docente da FCUP, Ana Cláudia Teodoro, estão Ariane Mendes, Antonio Azzalini, Joana Cardoso-Fernandes, e Alexandre Lima.

Sobre a Conferência

O SPIE Sensors + Imaging International Symposia decorreu em Amsterdão, na Holanda, entre os dias 3 e 6 de setembro. No âmbito deste simpósio, decorreram várias conferências entre elas “Earth Resources and Environmental Remote Sensing/GIS Applications XIV”, na qual o estudante da FCUP apresentou o seu trabalho.