Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) voltará a estar em festa ao longo de uma semana. Entre os dias 2 e 6 de outubro, a “Semana da FMUP” vai reunir um conjunto de iniciativas institucionais de natureza pedagógica, científica e cultural dirigidas à sua comunidade académica.

As celebrações têm início no dia 2 de outubro (segunda-feira), às 21h00, com a apresentação da peça “A conta, por favor!”, levada a cena pelo Grupo Amador Teatro Universitário (GATU-FMUP).

Dividida em pequenos enredos que abordam assuntos frágeis como os relacionamentos entre pares em diversos contextos, social e psicologicamente disfuncionais, e as dificuldades da comunicação humana em situações de precária saúde mental, a nova peça do GATU promete voltar a surpreender a plateia com os dotes artísticos destes futuros médicos. Num registo leve e divertido, o texto promete levar o público a refletir sobre temas da atualidade.

No dia seguinte (3 de outubro), a programação arranca com a reunião “Educação Médica”. Nesta sessão, será debatido o presente e o futuro da educação médica em Portugal. O desinvestimento na educação médica, a transição entre o curso e o internato e a valorização da carreira serão alguns dos temas em discussão.

Para finalizar a noite da melhor maneira, o “Soirée da AEFMUP” irá dar palco aos talentos escondidos de estudantes, técnicos e docentes, num espetáculo que promete estimular a criatividade e divertir o público presente no Teatro Sá da Bandeira (início às 21 horas). Como ditam as regras dos programas de talentos, caberá a um júri especialmente designado para o efeito a avaliação dos protagonistas e a consequente escolha do vencedor.

Dia da Graduação

A terceira edição do “Dia da Graduação” vai a celebrar o sucesso académico dos estudantes de Medicina. (Foto: FMUP)

Para o dia 4 de outubro, está reservado um dos pontos altos da semana, em que a FMUP voltará a celebrar o sucesso académico e científico dos novos médicos, mestres, doutorados e professores agregados. O “Dia da Graduação” realiza-se na Aula Magna, a partir das 15h30 (receção dos convidados), celebrando uma das mais importantes etapas académicas e científicas dos jovens médicos e dos académicos que se dedicam à investigação na área da saúde.

No mesmo dia, às 21h30, no Hall do CIM, a FMUP convida toda a comunidade académica, nomeadamente os seus estudantes e académicos graduados, a marcar presença na “Festa da Graduação”, um momento de celebração que será preenchido por música (atuações da “Bamba Social” e da dupla de DJs “LBs”), street food e muita animação.

A “Semana da FMUP” encerra no dia 6 de outubro com o concerto “Projeto Mozart”, por parte da Ópera na Academia e na Cidade. No Auditório CIM, às 21h00, os convidados serão presenteados com o “Concerto para Clarinete em Lá maior, K.622” e a “Sinfonia n.º 40 em Sol menor, KV. 550”.