O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto lança, esta segunda-feira, 25 de setembro, o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade Social e Ambiental, coincidindo com o Dia Nacional da Sustentabilidade, estabelecido pela Resolução do Conselho de Ministros nº 56/2023. Este relatório representa um marco significativo na jornada do CIIMAR em direção a um futuro mais responsável e sustentável.

Ao alinhar a sua estratégia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, para além de outros instrumentos a nível regional, nacional e internacional, este relatório realça os compromissos do CIIMAR com a sustentabilidade social ambiental.

Com o objetivo de contribuir para um mundo melhor através do conhecimento e inovação científica, o CIIMAR adotou um modelo de governação que incorpora princípios de integração, diversidade e inclusão, bem como o respeito mútuo entre colaboradores e pelos colaboradores.

Além do cumprimento da legislação geral aplicável, o CIIMAR tem vindo a aderir às práticas éticas, deontológicas e aos princípios éticos fundamentais reconhecidos e adequados à sua área de atuação, incluindo o bem estar animal.

O centro obteve a certificação ISO 9001/2015 – sistema de gestão de qualidade – em 4 de janeiro de 2021, tendo sido renovada desde então sem não conformidades.

Compromisso com o ambiente

Comprometido com a proteção do meio ambiente, o CIIMAR desenvolveu uma estratégia de sustentabilidade que inclui compromissos sólidos relacionados à gestão da água, energia, resíduos e reciclagem. Assume três compromissos fundamentais: o cumprimento da legislação ambiental, a adoção de uma atitude e medidas proativas de prevenção da poluição e a melhoria contínua do desempenho ambiental.

A este propósito, o CIIMAR tem vindo a consolidar-se como membro ativo do “Green Labs Portugal”, uma associação que visa promover e apoiar a criação de iniciativas para a sustentabilidade em laboratórios e fomentar colaborações entre as várias instituições.

O relatório também inclui exemplos do envolvimento do CIIMAR na comunidade através do voluntariado, da educação em escolas e da comunicação transparente.

Entrega de caixas de plástico no âmbito das atividades do Green Labs Portugal

Práticas sustentáveis

Também é apresentada uma síntese do desempenho econômico do centro, destacando o compromisso em equilibrar responsabilidades sociais e ambientais com eficiência econômica, em estreita colaboração com os fornecedores para garantir práticas sustentáveis e éticas.

Nas palavras de Vitor Vasconcelos, Presidente da Direção,

“Este é o primeiro relatório de sustentabilidade do CIIMAR em nome próprio, e estamos orgulhosos de destacar nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Ao alinhar nossas estratégias com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e outros desafios globais, buscamos ser uma instituição com um impacto significativo na sociedade. Agradecemos aos nossos colaboradores e parceiros por seu papel essencial em nossa jornada.”

Para mais informações sobre o Relatório de Sustentabilidade Social e Ambiental do CIIMAR e as iniciativas de sustentabilidade da instituição, visite www.ciimar.up.pt