O Átrio Principal da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) acolhe, até ao próximo dia 20 de outubro, a exposição de fotografia Acrobatic Project, da autoria de José Pedro Martins, antigo estudante da instituição.

Composta por quatro dezenas de trabalhos a cores, a exposição encontra-se associada ao projeto Work in Progress e chega à FADEUP após passagem por várias salas de exposição nacionais. Pelo caminho, conquistou diversos prémios de fotografia, entre os quais o 1.º lugar da edição de 2018 do Concurso de Fotografia FADEUP.

Criar uma interligação entre as acrobacias ligadas às atividades físico-desportivas e expressivas, e a sua inserção em novos ambientes ou paisagens, é o objetivo do projeto que dá corpo à exposição, segundo o autor.

José Pedro Martins assinala ainda que, neste projeto, “os modelos – praticantes de ginástica, dança e/ou artes circenses/performativas – são retirados da sua normal “zona de conforto” e as suas performances são registadas em novos e cativantes espaços cénicos”.

Ao mesmo tempo, “a beleza, a espetacularidade e o risco das acrobacias, o talento e a singularidade das/dos executantes fundem-se com a estética de paisagens variadas. Um tributo à beleza do movimento corporal e dos espaços físicos… “, conclui o alumnus da FADEUP.

José Pedro Martins descreve os seus trabalhos a estudantes da FADEUP. (Foto: FADEUP)

Sobre o autor

José Pedro Martins foi estudante de licenciatura na FADEUP entre 1979 e 1984. Regressou alguns anos mais tarde à instituição que o formou para frequentar e concluir, em 1996, o mestrado em Ciência do Desporto. É professor de Educação Física e fotógrafo, gosto que herdou do pai, “um apaixonado pela arte”.

É autor de livros de fotografia e fotógrafo do Teatro Municipal de Vila do Conde. Desde 2018, é curador do FOTOVC, Ciclo de Exposições de Fotografia da cidade de Vila do Conde.