A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a Câmara Municipal do Porto (CMP) deram as mãos com a missão de ensinar e treinar a população a atuar em caso de emergência e a salvar vidas. As duas instituições da cidade uniram-se para promover o “Salva Corações”, uma iniciativa conjunta de “Mass Training em Suporte Básico de Vida”, que irá decorrer no próximo dia 30 de setembro, às 10h00, na Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel.

Na FMUP, este evento de formação massiva, que deverá contar com centenas de participantes, está a ser dinamizado pelo Centro Pluridisciplinar de Simulação, dirigido por Cristina Granja, professora desta Faculdade.

O objetivo dos profissionais de saúde e formadores especializados da FMUP é sensibilizar e transmitir ao maior número possível de cidadãos de todas as idades os conhecimentos e competências fundamentais para que possam reconhecer uma situação de emergência médica, nomeadamente uma paragem cardiorrespiratória (PCR), e para que possam atuar rapidamente.

A intervenção correta e atempada perante um acontecimento desta natureza, simultaneamente súbito e ameaçador, aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

Além do alerta que deve ser feito aos serviços de emergência médica (112), a cadeia de sobrevivência envolve a execução de manobras simples de suporte básico de vida que podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

Esta ação de formação, que decorre por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Coração (29 de setembro), está aberta a todas as pessoas interessadas e é totalmente gratuita, embora seja de inscrição obrigatória.

Cartaz