Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) e a Congregação das Religiosas Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus formalizaram, esta quinta-feira, um protocolo de colaboração que estabelece a cedência temporária de 38 camas das instalações daquela ordem religiosa (na Rua de Santa Isabel, n.º 53, Porto) para alojamento de estudantes da U.Porto, já a partir deste ano letivo.

No âmbito desta colaboração, a Congregação das Religiosas Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus compromete-se a ceder as suas instalações – que incluem os quartos, mas também uma cozinha e outros espaços comuns – “por um período mínimo de dois anos letivos”, ficando também responsável por “garantir todos os encargos com as instalações” e por “assegurar a manutenção de todo o edifício”.

Aos SASUP caberá por sua vez a seleção dos estudantes que vão ocupar as novas camas, bem como “garantir a limpeza e higienização dos espaços comuns utilizados pelos estudantes da U.Porto”.

Com esta iniciativa, a U.Porto dá mais um passo no esforço que visa criar alternativas de alojamento aos seus estudantes, por forma a responder à escassez de oferta na cidade.

“Para nós, será um acordo muito útil porque temos uma grande dificuldade em alojar os estudantes mais carenciados e isto vai-nos dar uma ajuda preciosa para colmatar algumas das nossas deficiências nessa missão”, reconheceu o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, durante a cerimónia que juntou responsáveis das duas instituições na Reitoria.

A parceria tem a validade de dois anos, sendo renovável mediante o acordo entre as duas instituições. (Foto: U.Porto)

Uma oferta em crescimento

Para além das nove residências universitárias e dois estúdios – com capacidade para mais de 1.100 camas – atualmente disponíveis nos três polos da U.Porto, os SASUP têm em vigor, desde 2019, uma parceria com o Exército Português, que permite disponibilizar 35 quartos para alojamento de estudantes da Universidade na Messe Militar do Porto – Polo das Antas.

Mais recentemente, a U.Porto inaugurou a nova Residência Ventura Terrao primeiro de sete projetos para a construção e reabilitação de residências universitárias no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Totalizando um investimento global de cerca de 32 milhões de euros, dos quais 20,5 milhões serão diretamente financiados pelo PRR, este programa ambicioso prevê a construção de três novas residências com capacidade para 411 estudantes, e a melhoria significativa das condições de habitabilidade de outras quatro residências equipadas com 701 camas.