O grupo de trabalho ligado ao «projeto LegioFilms», coordenado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em parceria com a Direção Geral de Saúde (DGS), vai organizar no próximo dia 26 de setembro um seminário dedicado à Legionella.

Com este evento, pretende-se discutir os desafios para a prevenção da Doença dos Legionários em Portugal. Entre os participantes confirmados inclui-se o britânico Bill Keevil, professor da Universidade de Southampton no Reino Unido, um dos pioneiros no estudo das interações entre Legionella e biofilmes em sistemas de água e especialista na prevenção de Doença dos Legionários.

Irão também participar na sessão a coordenadora Nacional do Programa de supervisão da Doença dos Legionários, Maria de Jesus Chasqueira, e o chefe de divisão de saúde ambiental e ocupacional na DGS, Paulo Diegues, bem como o docente Luis Melo e a investigadora Ana Alexandra Pereira – responsável pelo projeto LegioFilms – do grupo de biofilmes do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), sediado na FEUP.

As intervenções e discussão serão realizadas em inglês.

Sobre a Legionella

A bactéria Legionella é o agente etiológico da Doença dos Legionários, uma pneumonia com elevada taxa de mortalidade. Os sistemas de água artificiais, como as torres de refrigeração ou as redes prediais, têm condições ideais à formação de biofilmes e à multiplicação da Legionella. O aumento destes sistemas, a par com as alterações climáticas, e com a existência de pontos de aerossolização da água, são fatores críticos para o aumento do risco para o homem.

Os últimos dados apontam para um crescimento na incidência da patologia não só em Portugal, mas também na restante Europa e nos EUA, sendo um dos mais relevantes problemas de saúde pública associados à água em todo o mundo.

A Doença dos Legionários é evitável desde que se implementem as medidas preventivas e de monitorização adequadas ao nível dos sistemas de água. No entanto a elevada complexidade e as múltiplas condições físico-químicas encontradas nestes sistemas traz elevados desafios à prevenção.

Combinar a deteção da Legionella, com a estratégias de monitorização integrada da água, do biofilme e da operação dos sistemas é essencial para identificar precocemente a bactéria, atuar preventivamente nos sistemas prevenindo eventuais surtos e diminuir o número de mortos associados a esta doença.