É compositora, cantora e guitarrista. Será com a companhia da sua guitarra que Luz Marina Posada dará um concerto no próximo dia 21 de setembro, às 21h30, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto. Será uma oportunidade única para ver a atuação desta cantora colombina.

Não sendo particularmente conhecida no nosso país, Luz Marina é um bom exemplo dos caminhos atualmente seguidos pela canção sul-americana que, sem renegar a tradição, assume novas sonoridades.

Nascida em Medellín, na Colômbia, Luz Marina Posada é um nome associado ao quadro da nova canção andina colombiana e latino-americana por composições como “A pesar de tanto gris“, “Canción de amor (entre mi patria y yo)” ou “A bordo de tu voz“.

Luz Marina incluiu Lisboa e Porto na digressão que está a fazer pela Europa para poder chegar à comunidade colombiana residente em Portugal. O seu objetivo é preservar e difundir a cultura colombiana entre os compatriotas, incentivando as gerações de jovens colombianos a explorar a sua herança cultural e musical.

Além disso, procura promover a diversidade e o intercâmbio cultural com a comunidade portuguesa e outros países da América Latina. Luz Marina Posada dá estes dois concertos em Portugal a convite do Consulado da Colômbia em Lisboa.

A entrada é livre.

Sobre Luz Marina Posada

Estudou música na Escola Popular de Arte de Medellín e guitarra clássica na Faculdade de Artes da Universidade de Antioquia. Estudou canto na Academia Superior de Artes de Bogotá (ASAB).

É mestre em Canto Popular e mestre em Músicas da América Latina e do Caribe, ambos os títulos concedidos pela Universidade de Antioquia.

Dá aulas em diversas instituições do ensino superior em Bogotá e Medellín, para além de ter seu próprio projeto de ensino, chamado Casa-Taller.