“Entrar na Universidade do Porto não é para qualquer um!”. Foi com estas palavras que o Presidente da Câmara do Porto recebeu os Novos Estudantes da Universidade do Porto 2023/2024. E foi com esse espírito que se viveu a festa de boas-vindas que, na tarde de 13 de setembro, juntou no Jardim da Cordoaria (junto à Reitoria) grande parte dos mais de 9 mil novos estudantes que ingressaram este ano letivo na melhor universidade portuguesa.

Num palco inédito, e tendo a Torre dos Clérigos como pano de fundo, foram milhares os estudantes que não perderam a oportunidade de “sentir o pulso” à “casa” que será deles nos próximos anos. Também por isso, e ainda antes da hora marcada, eram já muitos os que se dirigiam ao espaço destinado à entrega do kit de boas-vindas, composto pela capa, t-shirt e saco da U.Porto, entre outras informações úteis sobre a Universidade.

Ao longo da tarde, e já devidamente equipados “à U.Porto”, os estudantes puderam ainda deixar uma mensagem no mural de boas-vindas, tirar uma selfie com o Invictus, ou assinalar o momento com uma fotografia para a posteridade.

Como manda a tradição, a festa contou também com os habituais discursos de boas-vindas (ver abaixo), intercalados com diversos momentos de música e animação. Depois de uma primeira “aparição” dos Pauliteiros e da Pauliteiras de Miranda do Orfeão Universitário do Porto (OUP), coube aos tambores dos Batucada Radical conduzir a multidão até ao palco da festa. Por ali passariam ainda a Tuna Feminina do OUP e a Tuna Universitária do Porto.

O primeiro dia do resto da vida dos novos estudantes da U.Porto prosseguiu até ao pôr do sol, sob a “batuta da dupla DJ André Henriques e MC Gonçalo Roque – os criadores dos projetos I💙 Baile Funk e Millennium Show –, a quem coube encerrar a festa.

“Que a Universidade seja um lar, onde todos gostam de estar”

Foi com estas palavras que António de Sousa Pereira, Reitor da U.Porto, se dirigiu aos estudantes que agora se juntam à grande “família” da Universidade, no habitual discurso de boas-vindas oficiais à Universidade e à cidade.

Perante uma multidão onde não faltaram os pais e outros familiares dos estudantes, o Reitor felicitou todos os que conquistaram um lugar na instituição “com as notas de acesso mais altas do país”, o que “significa que temos a felicidade de receber muitos dos melhores estudantes de Portugal”.

“Queremos que rapidamente se sintam parte da nossa comunidade académica e que a Universidade seja efetivamente um lar, onde todos gostam de estar e se sentem envolvidos e motivados”, exortou António de Sousa Pereira, assegurando que a instituição “não deixará de vos ajudar nesta etapa determinante das vossas vidas”.

Num dia que ficou também marcado pela inauguração da primeira de três novas residências estudantis que a U.Porto tem projetadas no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), o Reitor reconheceu que a nova Residência Ventura Terra “é ainda um pequeno passo”, mas também “um sinal significativo” para “mitigar as dificuldades de alojamento estudantil que atualmente se fazem sentir em Portugal”.

O tema do alojamento estudantil foi, de resto, nota dominante nas intervenções da Presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ana Gabriela Cabilhas, e do Primeiro Ministro, António Costa, a quem coube a intervenção de encerramento.

“O maios desafio que se coloca à frequência e ao acesso ao ensino superior não é a propina que se paga, mas sim o custo dos quartos e do alojamento estudantil”, admitiu o chefe do governo, numa ideia que viria a repetir minutos mais tarde, na inauguração da nova residência.

Iniciando a sua intervenção com um “Obrigado” aos novos estudantes da U.Porto, António Costa lembrou que “o pais precisa muito que haja cada vez mais estudantes a entrar nas universidades e nos politécnicos e a conseguirem realizar-se plenamente no nosso país”.

Num discurso em que enalteceu a importância do “investimento no conhecimento científico” para “melhorar o futuros das sociedades”, o Primeiro-Ministro desafiou os estudantes a aproveitar ao máximo a experiência académica. “Aquilo que me recordo da minha própria experiência é que foi tão importante o que aprendi na sala de aula como aquilo que aprendi com os meus colegas ou vivendo na cidade que acolhia a universidade que frequentei. Por isso, sejam muito felizes e que a vossa felicidade traga uma enorme felicidade a todo país!”, rematou.

António Costa e as ministras da Presidência e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior receberam um kit de boas-vindas à Universidade das mãos de estudantes envolvidos no programa de Mentoria da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

No topo do Acesso ao Ensino Superior

Recorde-se que a U.Porto registou um total de 4.635 candidatos colocados  (para 4.706 vagas disponibilizadas) na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024. São também da Universidade seis dos dez cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior em Portugal.

Os cursos de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), com 186,8 valores, Engenharia e Gestão Industrial (185,5), Arquitetura (184,5), Bioengenharia (184,5), Medicina da Faculdade de Medicina (183,5) e Línguas e Relações Internacionais (182,8) perfazem 60% do «top 10» nacional do acesso ao Ensino Superior deste ano, uma lista onde apenas uma outra instituição colocou mais do que um curso (a Universidade do Minho, com dois).

A U.Porto reforçou igualmente o estatuto de instituição com a mais alta nota média de entrada neste Concurso Nacional de Acesso, registando 165,5 valores como classificação média ponderada do último colocado nas suas 56 licenciaturas e mestrados integrados.