No próximo dia 22 de setembro, a Casa dos Livros | Centro de Estudos da Cultura da Universidade do Porto irá abrir as portas para homenagear e celebrar a vida e obra de Ana Luísa Amaral (1956-2022). Às 18h00, será assinado o protocolo de comodato para acolher o respetivo acervo (biblioteca e arquivo). A cerimónia vai também assinalar a abertura das comemorações da Figura Eminente da Universidade do Porto 2023-2024, dedicadas à malograda poetisa e antiga docente e investigadora da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Esta entrega à Casa dos Livros “era o que fazia sentido”, explica a filha de Ana Luísa Amaral, Rita Amaral. A escritora tinha muito material, “nomeadamente sobre estudos feministas e estudos de género que foi criando ao longo dos anos e que deve servir para outras pessoas”.

Este destino que resolveu dar aos “livros e outros materiais, nomeadamente os dossiers das aulas, participações, inéditos e outros cadernos” corresponde àquele que seria o desejo de Ana Luísa Amaral.

“O que a minha mãe quereria era que esta coleção servisse para outros. Só isso faz sentido! Que as coisas sejam estudadas. Não poderia ser de outra forma. Quero que estejam disponíveis e sirvam aos outros”, refere Rita Amaral.

Continuar a fazer brotar a obra

Para Paula Pinto Costa, diretora da FLUP, “a Casa dos Livros tem todas as condições para continuar a fazer brotar a obra dos autores que acolhe”. Embora seja já mundialmente conhecida, “podemos e devemos continuar a trabalhar a obra de Ana Luísa Amaral e descobrir novas vertentes o que, com toda a certeza, lhe agradaria”. Este “olhar reflexivo é o que interessa a todos os autores de espírito aberto”.

A diretora da FLUP sublinha ser uma “grande honra receber, através da Casa dos Livros o acervo” da antiga professora, investigadora e também, pela carreira literária que teve, “embaixadora pelo mundo”.

Era com “muita vivacidade” que Ana Luísa Amaral via e interpretava o mundo, o que, de resto, “se reflete na obra que a filha, Rita Amaral, confia a esta casa”, acrescenta a responsável.

Atualmente em fase de tratamento, o acervo de Ana Luísa Amaral é composto pelas suas obras, pela biblioteca pessoal e pelo arquivo. Um “tesouro” que se junta agora aos outros autores que já “habitam” a Casa dos Livros e que ajudam a enquadrar o ambiente cultural do país do século XX, mas também da cidade.

Entre os acervos atualmente à guarda do Centro de Estudos da Cultura da Universidade do Porto incluem-se nomes como os de Vasco Graça Moura, Eugénio de Andrade, Saúl Dias, Albano Martins, Herberto Helder, Manuel António Pina, Maria Virgínia Monteiro, Óscar Lopes, António Cortesão e Humberto Maquero Moreno. Coleções que ganham outro sentido quando entendidas como um todo.

Um ano para celebrar uma vida inesquecível

Neste dia de arranque das comemorações da Figura Eminente da Universidade do Porto 2023-2024, será dinamizada uma mesa redonda com as presenças de Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto com o pelouro da Cultura, Fátima Outeirinho e Rui Carvalho Homem, ambos docentes da FLUP.

Haverá ainda lugar para a inauguração do Auditório Ana Luísa Amaral, uma sessão de poesia e a projeção de um documentário sobre a Entrega à Casa dos Livros do acervo Ana Luísa Amaral.

As celebrações da Figura Eminente 2023-2024 prosseguem depois até setembro do proximo ano, através de um conjunto de iniciativas (programa em desenvolvimento) que servirão para homenagear e promover o legado de Ana Luísa Amaral.

Sobre Ana Luísa Amaral

Licenciada em Germânicas pela FLUP, Ana Luísa Amaral doutorou-se em Literatura Norte-Americana na mesma faculdade com uma tese sobre Emily Dickinson: uma poética de excesso. Como docente e investigadora, aqui integrou o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Foi a grande responsável pelo desenvolvimento dos Estudos Feministas, quer no campo da docência quer no campo da investigação.

Traduziu obras de Eunice de Souza, John Updike, Emily Dickinson, Patricia Highsmith, William Shakespeare, Louise Glück ou Margaret Attwood.

Ana Luísa Amaral é uma das mais premiadas e celebradas escritoras portuguesas contemporâneas. (Foto: DR)

Autora de mais de três dezenas de livros de poesia, teatro, ficção e literatura infantil, Ana Luísa Amaral tem obra publicada em países como Inglaterra, Brasil, França, Espanha, Suécia, Itália, Holanda, Colômbia, Venezuela, México e Estados Unidos da América, estando ainda representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras.

Recebeu uma longa lista de prémios, nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, com o livro Entre Dois Rios e Outras Noites (2008), o Prémio de poesia italiano Giuseppe Acerbi, com o livro A Génese do Amor (2008), o prémio literário espanhol Leteo (2020), o Prémio Livro do Ano de Poesia do Grémio de Livrarias de Madrid, com What’s in a Name (2020), o Prémio Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora (2021), e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (2021). Em 2022, a Asociación de Escritoras e Escritores en Lingua Galega nomeou-a “Escritora Galega Universal”.

Ana Luísa Amaral faleceu a 5 de agosto de 2022. Tinha 66 anos.