Começa ao final da tarde, pelas 19h00, esta Noite das Ideias que traz consigo convidados muito especiais. O jornalista António Guerreiro será o moderador das conversas que vão fazer emergir diferentes representações da cidade. A seu lado vai ter  escritores, poetas e performers como Christophe Fiat, Regina Guimarães, Jean-Christophe Cavallin, Rui Manuel Amaral, entre outros. Vai ser no dia 23 de setembro, no Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

A arte de construir uma cidade

Aqui se fez a “Escola de Arquitetura”. Na cidade onde estudaram, trabalharam e lecionaram os dois prémios Pritzker, o mais alto galardão mundial, uma espécie de prémio nobel da Arquitetura. Falamos de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, estudantes e depois docentes da FAUP. Claro que a arquitetura é incontornável, até porque uma cidade não se pode “desalojar” da arquitetura que lhe define a paisagem urbana. Mas não vai ser só…

O design, o cinema (fundamental, tal como a literatura, na construção do imaginário de uma cidade) e a música serão outros temas a colocar em cima desta mesa redonda que, entre as 19h00 e as 20h00, vai debater A arte de construir a cidade. Vai discutir-se o modo como no Porto se constrói e reconstrói através de formações artísticas, sejam elas a arquitetura ou a literatura, o design ou a música. Sem esquecer o inconsciente artístico que emerge como sintoma.

Caberá a António Guerreiro moderar esta conversa entre os escritores Jean-Christophe Cavallin, Rui Manuel Amaral, e o designer Ruedi Baur.

Lugar à imaginação

Partindo do lugar de destaque atribuído aos poetas e escritores da cidade no espaço público, outro foco deste encontro irá incidir nas “auto-representações imaginárias” que surgem na escrita. Uma dimensão literária e poética que produziu mitologias, tornando-se e tornando-as parte da tradição da cidade. É sobre a ideia de uma cidade literariamente enriquecida, tal como o “urânio enriquecido”, que se vai trabalhar.

Às 20h00 será feito o lançamento do número #0 da Revista de poesia PÁ – Poesia e Outras Artes e, a partir das 21h00, uma performance de Christophe Fiat funcionará de “separador”.

Logo a seguir, a partir das 21h15, juntam-se a Christophe Fiat os escritores e poetas Regina Guimarães, Rui Manuel Amaral, Louis Dorsène e Maxime Viande para outra conversa, moderada por Nuno Guerreiro sobre Poesia, Utopia e Desencanto.

Vai agarrar-se na literatura e na poesia como a narrativas consanguíneas da cidade uma vez que é daqui que retiram a sua matéria prima. Em simultâneo, é ao ritmo urbano, à racionalidade técnica e ao pragmatismo da vida moderna que se deve uma espécie de desencantamento a que literatura e a poesia foram submetidas. A poesia é, muitas vezes, emoldurada como uma espécie de “natureza morta”, ou então, num polo extremamente oposto, vista como um reduto com grande potencial utópico. Será, precisamente, a experiência poética, no nosso tempo, que se vai discutir. Nas mais diversas formas que tem de se manifestar.

A Noite das Ideias (consultar programa completo) vai terminar com performances poéticas de Ana Deus e Marta Abreu, Christophe Fiat e o coletivo de poesia [cargo].

A iniciativa é do Instituto Francês de Portugal, em parceria com a revista ELECTRA. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia (limitada à lotação do espaço).