Mais de 220 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) voltaram a celebrar uma nova fase do seu percurso académico, coincidindo com o início da prática clínica diária com doentes.

Na “Cerimónia do Ciclo Clínico”, perante a presença de professores e colegas, os estudantes receberam um emblema inspirado na Deusa Minerva – patrona da Medicina e símbolo da FMUP, e comprometeram-se com os valores intrínsecos à prática da Medicina, como um sinal do seu “compromisso com a dignidade humana e a competência profissional”.

O diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, iniciou a sua intervenção a felicitar o novo diretor do Mestrado Integrado em Medicina, destacando ainda o trabalho realizado por Dulce Madeira, antecessora no cargo. Aos estudantes, Altamiro da Costa Pereira defendeu que os desafios atuais do setor da saúde representam, simultaneamente, uma oportunidade.

“Nós estamos, de facto, num momento de viragem, transformação e mudança de ciclo, ou seja, estamos num momento de crise, mas todos esses momentos são também momentos de oportunidade”, reforçou o diretor da FMUP.

Oportunidade para fazer a diferença

Gerardo Oliveira, novo diretor do Mestrado Integrado em Medicina, recordou os desafios da atualidade que agora os estudantes do 4.º ano enfrentam e o apoio que terão por parte dos docentes. “Nós, docentes, vamos dar-vos muita informação, vamos orientar-vos, guiar-vos, ajudar-vos, mas vocês vão ter muito trabalho autónomo. A qualidade desse trabalho é um dos melhores correlativos do desempenho em exames profissionais no futuro”, garantiu.

João Bernardes, começou por destacar o facto desta instituição garantir “o melhor dos dois mundos”, assegurando aos seus estudantes um conhecimento profundo a nível teórico e uma vertente clínica fundamental para a prática da Medicina. O presidente do Conselho de Representantes da FMUP abordou o estado atual do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas anteviu, igualmente, que os próximos anos serão de “grande esperança e grande oportunidade”.

Filipa Aparício, presidente da Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP), destacou a etapa que o novo “pijama verde”, agora utilizado pelos estudantes que iniciam o ciclo clínico do Mestrado Integrado em Medicina, marca no percurso dos futuros médicos. “Na hora da vossa primeira intervenção clínica, vão sentir que cada hora de estudo valeu a pena”, apontou.

Em representação da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), Rita Ribeiro abordou a necessidade de valorizar o doente. “Os próximos anos serão absolutamente fundamentais para a aquisição de competências, da gestão de doente, de processos de diagnóstico e também de um sentimento de maior proximidade com o sistema de saúde”, vincou a vice-presidente da ANEM.

FMUP deu as boas-vindas aos novos estudantes

No mesmo dia, durante o período da manhã, a FMUP deu as boas-vindas aos novos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina, ingressados no âmbito da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023/2024.

Como tem sido habitual nos últimos anos, a sessão contou com as intervenções de Altamiro da Costa Pereira (diretor da Faculdade), Gerardo Oliveira (diretor do curso), Roberto Roncon de Albuquerque (presidente do Conselho Pedagógico), Filipa Aparício (presidente da Associação de Estudantes) e Muhammad Mussa (Dux Medicus Facultis).

As duas cerimónias contaram com as atuações da Tuna Feminina de Medicina do Porto, da Tuna de Medicina do Porto, do Grupo de Fados e do GATU – Grupo Amador de Teatro Universitário.