Difícil será encontrar uma pessoa que ainda não tenha ouvido falar sobre o conceito de Economia Circular, intimamente ligado ao desenvolvimento sustentável. Foi precisamente pela pertinência atual do tema que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) se juntou à Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) – Barcelona Tech, em Espanha, e à Università degli Studi di Napoli Federico II (UniNa), em Itália, para lançar o Blended Intensive Programme (BIP) on Circular Economy.

Depois de uma semana em modo de ensino à distância no início do mês de setembro, o programa, financiado pela União Europeia, trouxe até ao campus da FEUP 21 estudantes de nove países europeus com interesse em complementar os seus conhecimentos na área da economia circular através de abordagens pedagógicas inovadoras e práticas.

“Este programa promove o intercâmbio de estudantes, potenciando, simultaneamente, as relações institucionais entre universidades. Tudo isto num formato híbrido, que tanto permite dar flexibilidade aos participantes através do ensino à distância, como encorajar a partilha intercultural e de conhecimentos práticos através das aulas presenciais”, afirma Joana Maia Dias, professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e diretora da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia do Ambiente da FEUP, e responsável pelo curso na faculdade.

A semana de ensino presencial do BIP em Economia Circular incluiu um programa social para promover a partilha entre os participantes. (Foto: DR)

Uma “oportunidade” para saber mais sobre Economia Circular

Integrando as realidades de Portugal, Espanha e Itália, assim como de outros países que se juntaram à iniciativa, como a Letónia e a Roménia, a formação intensiva contou com especialistas das áreas da engenharia e da sustentabilidade para promover a aprendizagem colaborativa sobre temas como a circularidade dos recursos e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pelas Nações Unidas.

Compreender os princípios da economia circular, identificar oportunidades de melhoria nos processos e produtos atuais e desenvolver novas relações de produção, distribuição e consumo são alguns objetivos do programa que conta já com bom feedback por parte dos estudantes.

“O BIP é uma grande oportunidade para melhorar os meus conhecimentos sobre economia circular, a minha interação com outras culturas e ainda o meu nível de inglês. Saio daqui com muito mais informação para poder aplicar no meu dia a dia académico e profissional e ainda com muitas amizades pelo globo”, explica Chiara Civolani, estudante da UniNa.

Os testemunhos que vai ouvindo dos estudantes, assim como das empresas, já permitem à docente Joana Maia Dias perspetivar uma segunda edição.

“Apesar de ainda termos uma jornada de ensino à distância pela frente até outubro, o feedback desta primeira edição do BIP tem sido ótimo. Isto leva-me a crer que uma repetição da iniciativa é algo inevitável, possibilitando ainda a entrada de novas instituições para o projeto”, conclui.