A UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto acaba de lançar o XPO, um conjunto de atividades que inclui exposições artísticas, workshops, palestras e encontros para explorar as diversas vertentes das indústrias culturais e criativas, numa montra de criatividade e inovação aliada aos negócios.

As diferentes sessões da iniciativa irão decorrer entre os meses de setembro e novembro de 2023, e terão palco entre a UPTEC Asprela I e UPTEC Baixa, promovendo a ligação entre a instituição e a comunidade criativa e tecnológica.

O XPO arranca já a 20 de setembro, com a talk “Tethered Rationality: a model of behavior for the real world”, a cargo de Vinod Goel, professor de Neurociência Cognitiva da Universidade de York, no Canadá. A mesma sessão contará, ainda, com uma mesa-redonda composta por Heitor Alvelos, Diretor do ID+ Porto e do Programa Doutoral de Design da FBAUP, Marina Lemos, Diretora do Programa Doutoral de Psicologia da FPCEUP, e Joana Barros, Coordenadora da Associação Viver a Ciência.

No dia 21 de setembro, é a vez de João Gabriel Ribeiro, da Shifter, falar de Inteligência Artificial num workshop que pretende abordar o discurso em torno desta tecnologia e explorá-la de forma consciente. Logo a seguir, é inaugurada a exposição “2 Litho” de Rui Horta Pereira e Bernardo Bugalho, numa parceria com o _ARTERIA_LAB, onde a escultura serve de base para jogos que desafiam osparticipantes.

Em outubro, o workshop “Open Minds Course on Radical Inclusion” vai estender-se dos dias 9 a 14, fruto de uma parceria entre a UPTEC e a FEUP, que pretende libertar a criatividade e desenhar um mundo mais inclusivo, num curso sobre design para a inclusão radical. A 19 do mesmo mês, o Frenesim apresenta a exposição “Loop Station”, na UPTEC Baixa, seguindo-se o workshop “Happy Hour Kultural”, promovido pela Kult.

Para finalizar os eventos previstos para 2023, o quadrinista Ruis Vargas, da Laika, vai apresentar a exposição “Como produzir Stripcomic e Graphic Novel sem perder os amigos”, que será inaugurada a 23 de novembro, na UPTEC Baixa.

Com o XPO, a UPTEC potencia diversas áreas de criação e inovação e dá palco a temas que promovem a discussão e a partilha de conhecimento em temas distintos como o comportamento humano, a Inteligência Artificial, a escultura-jogo, o design, a arte, a cultura e a banda desenhada, entre outros que poderão vir a ser adicionados.

Para mais informações, consultar o website dedicado ao XPO.