Começa às 21h30 do próximo dia 13 de setembro o primeiro concerto da nova temporada do ciclo Música na Cidade. Ao palco da Casa Comum (à Reitoria) da Universidade  do Porto vão subir Manuel Lemos, no clarinete, e Sofia Sarmento, no piano. A este caberá  apresentar um conjunto variado de obras com compositores dos séculos XIX e XX originários de França. Entre os autores representados teremos Pierné, Proust, Florian, Ledeuil, Naulais, Cahuzac, Bozza, Patrick, Gaubert e Poulenc.

A primeira parte do programa inclui a interpretação de obras de G. Pierné (1863-1937) – Canzonetta; P. Proust (1959-) – Une Histoire de Marins; P. Florian (1986-) – Psaume Transylvanien; Eric Ledeuil (1970-) – Clopinette; J. Naulais (1951-) – Pris de Bec e L. Cahuzac (1880-1960) – Cantilène.

Para a segunda parte está reservado um “encontro” com E. Bozza (1905-1991) – Ária; A. Patrick (1934-) – Mélodie Lunaire; P. Gaubert (1879-1941) – Romance e Allegretto e F. Poulenc (1899-1963) – Sonata para Clarinete e Piano: Allegro Tristamente, Romanza, Allegro com Fuoco.

A entrada é livre, ainda que limitada à lotação do espaço.

Sobre Manuel Lemos e Sofia Sarmento

Manuel Lemos é clarinetista e professor de clarinete. Tendo realizado a sua formação na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE) e na Universidade de Aveiro, Atualmente, leciona a disciplina de Clarinete no Conservatório de Música de Felgueiras e na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Participou em várias orquestras, nomeadamente Orquestra de Sopros e Sinfónica Artave, Orquestra Bracara Augusta, Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra de Sopros e Sinfónica da Universidade de Aveiro, Orquestra Sin Nomine, Orquestra Filarmonia das Beiras. Apresentou-se a solo com a Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria, Filarmónica da Guia, Orquestra de Sopros do XI Estágio da Guia, Orquestra Artave e Orquestra das Beiras.

É. desde 2021,  diretor artístico do EnIMus – Encontros Internacionais de Música de Felgueiras.

Sofia Sarmento é pianista e professora de piano. Licenciada e mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, desenvolveu os seus estudos de pós-graduação em Inglaterra no Trinity College of Music e no Royal Birmingham Conservatoire.

Participou, como estudante bolseira, nos festivais internacionais de música British Isles Music Festival, Música em Compostela, Chetham´s Summer School for Pianists e Porto PianoFest. Obteve vários prémios nacionais e internacionais de piano, tais como o John Campbell Prize eo1.º Prémio no Concurso Peter Donohoe.

Como concertista, especializou-se em música contemporânea, tendo-se apresentado em salas de renome em Portugal, Espanha, Inglaterra, Malta, França eChina. Nos últimos dois anos, venceu o prémio ACTUM – Braga, estreando os projetos: Cenas Portuguesas – Retrato de uma Pandemia e Piano de (Filo)Sofia.

Atualmente, exerce funções docentes na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e no Conservatório Bomfim.

O ciclo Música na Cidade

O ciclo Música na Cidade nasceu para acolher propostas diversificadas, permitindo o contacto com música feita por ensembles ou solistas. A programação é realizada com base em propostas apresentadas pelos próprios músicos ou através do convite a projetos específicos.

Sem fronteiras estilísticas, o palco está particularmente adaptado a recitais acústicos, e tem recebido fundamentalmente músicos da tradição clássica ocidental, sejam já concertistas de carreira ou jovens promissores que necessitam de exposição pública. Também tem capacidade de receber grupos amplificados da área do jazz e da música experimental. O ciclo permite, num espaço central da cidade, a comunicação entre músicos e público, numa relação que se espera continuar a ser progressivamente alargada.

Peça central para a criação e continuidade do ciclo tem sido a cooperação ente a Universidade do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, a principal escola de formação superior musical da região, embora as propostas possam surgir de outras instituições ou músicos, considerados individualmente. Podem acolher-se também grupos musicais de caráter  mais amador, nomeadamente estudantes da U.Porto, envolvidos em projetos que se enquadrem no espaço físico e no âmbito deste ciclo de divulgação musical.

O ciclo Música na Cidade realiza-se habitualmente às quartas-feiras, ao fim da tarde ou à noite, mas também poderá abranger, por conveniência de programação ou de disponibilidade dos músicos, outros dias da semana.