O Centro de Genética Preditiva e Preventiva do IBMC (CGPP) e o projeto PhasAGE, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), inauguram, no próximo dia 15 de setembro, uma exposição que pretende aliar a ciência fundamental e a arte, através das experiências quotidianas de pessoas portadoras de doenças neurodegenerativas e neuromusculares.

Denominada Um olhar raro, esta mostra, que estará aberta ao público até 20 de outubro, no átrio principal do i3S, visa aumentar a literacia em saúde sobre estas doenças raras e sensibilizar para as realidades psicossociais das pessoas afetadas e suas famílias.

A exposição Um olhar raro é constituída por fotografias de grande dimensão, tiradas por pacientes ou cuidadores, que captam as perspetivas da vida quotidiana e os desafios enfrentados pelos doentes. Cada fotografia será acompanhada por uma representação molecular em 3D, destacando a estrutura da proteína associada à respetiva doença.

Esta fusão de arte e ciência, explica Milena Paneque, da comissão organizadora, “proporciona uma experiência poderosa e estimulante, aprofundando a nossa compreensão sobre estas doenças”.

Fazem também parte da exposição ilustrações científicas moleculares das proteínas envolvidas nas doenças representadas criadas pelo investigador Francisco Enguita, da Universidade de Lisboa. O programa educativo do i3S está igualmente presente através de um conjunto de ilustrações assinadas por alunos do ensino secundário.

“No âmbito do workshop «Da estrutura 3D à função da proteína» que foi feito na Escola Secundária do Padrão da Légua, nasceu uma sinergia entre as turmas de artes e de ciências que decidiram, também eles, fazer desenhos destas proteínas. Essas ilustrações estarão expostas nesta mostra”, explica Milena Paneque

Por último, num espaço intimista de reflexão, estará também em exibição um curto vídeo de sensibilização com depoimentos de doentes e cuidadores associados a uma mensagem educativa e científica dos mecanismos moleculares associados a cada doença.

A inauguração de Um olhar raro está marcada para as 17h00 do dia 15 de setembro (ver programa) e será antecedida de um evento de capacitação de associações de doentes, que reunirá especialistas e representantes de associações nacionais e internacionais.