Rui Nunes, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é o novo presidente da International Chair in Bioethics (ICB), atual centro de cooperação da World Medical Association.

“É naturalmente motivo de enorme satisfação pessoal liderar a maior organização mundial na área da bioética, ética médica e biodireito. Porém, encaro esta nomeação como o corolário de 25 anos de intensa dedicação de uma vasta equipa com sede na FMUP, sendo o mestrado e o doutoramento em bioética o epicentro desta expansão internacional da bioética da nossa faculdade”, reage.

Para o professor catedrático da FMUP, este cargo “significa não o fim, mas o início de um novo projeto. Um projeto de construção de uma bioética global, mas onde os valores do mundo lusófono poderão ajudar a difundir internacionalmente os direitos humanos e contribuir para a paz mundial. Ou seja, trata-se de uma enorme responsabilidade e tudo farei para estar à altura deste novo desafio”.

Os objetivos principais da International Chair in Bioethics prendem-se com a difusão internacional do ensino da bioética e da ética médica a nível do ensino superior, sobretudo nas escolas médicas.

“Tendo como referência a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO, pretende-se contribuir para a formação de professores de bioética e de ética médica à escala mundial e promover a formação de membros das comissões de ética de vários países do mundo”, explica.

Como sublinha, “estes são também objetivos centrais da FMUP, que, através dos seus programas de pós-graduação em bioética, contribuiu já para a formação de centenas de professores desta área provenientes de todos os continentes.

Rui Nunes tomou posse neste cargo no passado dia 1 de setembro, a poucos dias da 15th World Conference on Bioethics, Medical Ethics & Health Law, que terá lugar no Porto (Hotel Sheraton), de 16 a 19 de setembro, com organização da International Chair in Bioethics e apoio da FMUP.

Com sede na FMUP, a ICB é hoje uma organização internacional independente com cerca de 250 centros em todo o planeta e cerca de 3000 colaboradores, sendo a maior organização desta natureza à escala global.

Atualmente, opera 15 departamentos e desenvolve uma cooperação frutífera com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) e com outros organismos internacionais.

Sobre Rui Nunes

Reconhecido professor da FMUP e investigador do CINTESIS@RISE , Rui Nunes foi o primeiro doutor em bioética no espaço lusófono. É fundador e presidente da Associação Portuguesa de Bioética. Foi o primeiro presidente da Entidade Reguladora da Saúde. Foi também um dos fundadores do Centro de Inovação Social do Porto e do Fórum Democracia e Sociedade.

É membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Em 2016, foi nomeado Head of the Research Department of the International Network da UNESCO Chair in Bioethics (Haifa).

Em 2017, foi eleito membro titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Em 2019, recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade de Favaloro, em Buenos Aires (Argentina).

Rui Nunes é, desde 2020, auditor de Defesa Nacional. Tem dezenas de livros publicados e contribui para a formação de mais especialistas em Bioética de todo o mundo.