Com o objetivo de compreender melhor a patologia da dor lombar, uma das principais causas de incapacidade física no mundo, a estudante de doutoramento Ana Luísa Castro está a desenvolver no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) novos modelos «in vitro» de degeneração do disco intervertebral. Um projeto que valeu à jovem investigadora a conquista de duas bolsas de investigação: uma Cornerstone Grant, atribuída pela The Histochemical Society, e uma Education Grant, conferida pela ON Foundation.

A Cornerstone Grant destina-se a apoiar financeiramente estudantes e cientistas em início de carreira em projetos que envolvam técnicas de imunohistoquímica, histoquímica ou hibridização in situ. Precisamente a tecnologia a que Ana Luísa Castro vai recorrer no âmbito do seu projeto de doutoramento em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde (BiotechHealth), do Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

O objetivo, explica a estudante, é “aprofundar o conhecimento acerca do impacto da inflamação associada à degeneração e herniação do disco intervertebral, nomeadamente na identificação de populações celulares relevantes para este processo no disco”.

Este projeto é orientado pela docente do ICBAS e investigadora do i3S Raquel Gonçalves, e tem co-orientação dos cientistas Mário Barbosa, do ICBAS e do i3S, e de Laura De Laporte, do DWI – Leibniz-Institut für interaktive materialien, em Aachen, na Alemanha, onde Ana Luísa Castro esteve entre 2020 e 2021, no âmbito do seu doutoramento.

A Education Grant, por seu lado, permitirá à estudante participar na conferência “EORS 2023 – 31st Annual Meeting of the European Orthopaedic Research Society”, que irá realizar-se de 27 a 29 de setembro, no Porto, e que reúne a comunidade científica da área de Ortopedia.

A frequentar o último ano do doutoramento, vê nesta conferência uma oportunidade “crucial” para “aprofundar o conhecimento na área”, mas também de “partilhar o trabalho” que tem vindo a desenvolver no i3S com colegas e mentores de renome na área da ortorregeneração.