A Tagpeak, uma startup de e-commerce incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de lançar uma nova plataforma de compras online com o objetivo de proporcionar um alto cashbackpercentagem do valor da compra que pode ser recuperada pelo consumidorinvestindo em mercados financeiros, permitindo, assim, que este valor cresça ao longo do tempo. O investimento não acarreta qualquer risco para o comprador e o valor reavido pode ir até 100% da compra inicial, criando uma situação de win-win para consumidores e marcas/vendedores.

A solução desenvolvida pela Tagpeak permite ao consumidor ter uma oportunidade única de receber de volta uma boa parte do valor que gastou, sem risco ou custos adicionais, enquanto dá às marcas/vendedores uma alternativa a fazer um desconto no preço, convidando o consumidor a fazer compras fora de períodos de saldos.

Em suma, sempre que um utilizador faz uma compra numa das mais de 40 marcas parceiras da empresa, a Tagpeak recebe uma comissão que é investida nos mercados financeiros, tipicamente em empresas cotadas em bolsa com alto potencial. Dependendo do desempenho desses investimentos, o cashback a receber pode ser maior ou menor, podendo chegar aos 100% do valor da compra do produto.

O utilizador pode acompanhar todo este processo diariamente e pode resgatar o valor a qualquer momento diretamente para uma conta bancária.

Os utilizadores não têm qualquer risco ao utilizarem a plataforma da Tagpeak, já que nunca terão de pagar um valor extra para além do efetuado na compra do produto.

“Estamos constantemente à procura de oportunidades nos mercados financeiros e a tentar maximizar o retorno no curto-prazo. Ao comprar através da Tagpeak, os consumidores podem beneficiar dos nossos investimentos automaticamente, após uma compra. Por exemplo, um dos nossos primeiros clientes gastou 1.000 euros num smartphone e recebeu 40% desse valor de volta, ou seja, 400 euros de cashback“, afirma Luís Cabral, alumnus da Faculdade de Economia (FEP) e um dos cofundadores da Tagpeak, em conjunto com Gonçalo Taveira dos Santos, alumnus da Faculdade de Engenharia (FEUP).

A Tagpeak, em 2021, oferecia cashback apenas em smartphones e outros produtos eletrónicos, Mais recentemente, a startup decidiu expandir para mais categorias e conectar-se diretamente com marcas reconhecidas, como a Samsung, Booking.com, Conforama, Sephora, Sport Zone, entre outras marcas líderes.

A Tagpeak é, deste modo, a primeira empresa no mundo, na área do retalho online, que investe os seus lucros e partilha quaisquer ganhos com os clientes.