Encontram-se abertas, até 30 de setembro de 2023, as candidaturas para os estudantes da Universidade do Porto que pretendam usufruir de Bolsas de Estudo para a frequência do ensino superior no ano letivo 2023/2024.

Atribuídas pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), estas bolsas de estudo – financiadas pelo Governo Português – destinam-se aos estudantes inscritos nas Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados da U.Porto no próximo ano letivo.

Podem concorrer às Bolsas de Ação Social dos SASUP os estudantes portugueses ou nacionais de Estados-membro da União Europeia, apátridas e oriundos de países com os quais haja protocolos de cooperação, prevendo a aplicação recíproca deste benefício (excluem-se os estudantes com Estatuto de Estudante Internacional).

A bolsa, cujo valor pode ascender aos 5.981,73 euros (mais 7% em relação ao ano letivo 2022/2023), é atribuída e renovada anualmente, sendo os prazos e resultados dos concursos divulgados no site dos SASUP.

Como candidatar-se?

O requerimento de atribuição da bolsa de estudo para o ano letivo 2023/2024 deve ser submetido até 30 de setembro, através da plataforma BeOn, disponibilizada pela DGES- Direção-Geral de Ensino Superior.

Quem já se candidatou anteriormente poderá utilizar as mesmas credenciadas de acesso à plataforma de candidaturas. Os restantes candidatos devem preencher o formulário de pedido de credenciais de acesso, as quais serão enviadas para o e-mail indicado.

O prazo indicado pode ser alargado para 20 dias úteis subsequentes à inscrição num curso da U.Porto, quando esta ocorra após 30 de setembro, ou 20 dias úteis subsequentes à emissão do comprovativo de início de estágio por parte da entidade que o faculta no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

O requerimento pode ainda ser submetido entre 1 de outubro de 2023 e 31 de maio de 2024, sendo, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional ao valor calculado nos termos do presente regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.

Para mais informações, consultar o novo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior e/ou contactar os SASUP através do e-mail [email protected].