A partir do próximo ano letivo 2023/24, os estudantes do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-U.Porto) terão disponível no plano curricular a nova unidade curricular (UC) optativa de Medicina Aeroespacial, sendo o ICBAS/U. Porto uma das primeiras escolas médicas a oferecer esta opção formativa.

Esta área, em forte expansão, tem suscitado crescente curiosidade na comunidade académica e a sua incorporação era premente no ideal de vanguarda e inovação na formação da Universidade do Porto e do ICBAS.

A nova UC será lecionada no 5.º ano do MIM e pretende dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais bem como proporcionar o desenvolvimento de capacidades em Medicina Aeroespacial e sua aplicabilidade na saúde convencional (terrestre), proporcionando uma abordagem científica, metodológica e multidisciplinar.

Beneficiando de uma abordagem transversal, que conjuga conhecimentos de Fisiologia e adaptação ao ambiente espacial, bem como patologia específica desta população, os futuros médicos terão acesso a áreas de saber de maior abrangência, com um conteúdo letivo que engloba as áreas da Física e Engenharia Aeroespacial, Economia e Direito do espaço e ainda Empreendedorismo. Tudo isto sob a orientação de nomes reconhecidos nacional e internacionalmente nos sectores espacial e da aviação.

No final da UC, os estudantes ficarão aptos a definir e compreender os ambientes aeroespaciais, aeronáuticos, a identificarem as principais alterações e desafios de saúde neste âmbito, a perspetivar as oportunidades empresariais e de investigação no setor espacial, em contexto nacional e internacional.

A nova UC será lecionada no 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS. (Foto: DR)

Uma disciplina para os médicos do futuro

Os conteúdos programáticos centram-se em conceitos fundamentais relativamente ao setor espacial, com ênfase na área da Medicina, e permitirão aos estudantes discutir os desafios futuros desta área, bem como desenvolver um projeto de investigação na mesma.

“O MIM do ICBAS-UP pretende disponibilizar aos seus estudantes um currículo atual, adaptado aos novos desafios e que lhes proporcione perspetivas de áreas promissoras ou com um grande potencial de desenvolvimento. Esta nova UC é disso exemplo e é um orgulho podermos começar a proporcionar aos nossos futuros médicos o conhecimento que lhes vai permitir ter um papel ativo, a nível mundial, no desenvolvimento dos sistemas de apoio dos novos veículos aéreos e espaciais”, destaca o Diretor do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, António Araújo, “

A metodologia de ensino incidirá não somente em seminários teórico práticos, mas também em workshops práticos e visitas a locais de interesse no contexto aeroespacial, extrapolando o ensino para além dos limites da sala de aula.

Segundo a coordenadora da futura UC de Medicina Aeroespacial do ICBAS, Carolina Moreira, esta unidade curricular pretende “abrir horizontes aos futuros médicos numa área científica em franco desenvolvimento e num momento único na História, em que se preparam voos de longa duração e se perspetiva a chegada do Homem a Marte, com todos os desafios humanos e técnicos que tal acarreta, assim como a possibilidade de uma ida ao Espaço estar em breve ao alcance de todos nós”.

O que é a Medicina Aeroespacial?

A Medicina Aeroespacial estuda, cuida, capacita médicos para a manutenção da saúde, segurança e performance das pessoas nas viagens aéreas, espaciais e ambientes extremos. Os ambientes do espaço e da aviação oferecem desafios significativos como microgravidade, exposição à radiação, forças G, lesões por ejeção de emergência e condições hipóxicas.

Com o conhecimento desses ambientes, o profissional da Medicina Aeroespacial pode garantir que os participantes estejam fisicamente preparados, fisiologicamente seguros e com desempenho ao mais alto nível.