Conhece alguma plataforma onde é possível fazer uma rápida pesquisa por posições políticas ou descobrir qual o outro partido mais mencionado nas páginas de partidos portugueses? O “Memória Política”, projeto de três estudantes do Mestrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Porto (FEUP), faz isso e muito mais.

João Andrade, Maria Carneiro e Miguel Azevedo Lopes decidiram seguir a sugestão de professores do curso e explorar o repositório do Arquivo.pt, entidade que os distinguiu com o 3.º lugar do Prémio Arquivo.pt 2023. Ao navegarem pelo serviço de pesquisa de livre acesso, que preserva milhões de ficheiros recolhidos da web desde a década de 1990, depararam-se com várias páginas online de partidos políticos. Foi aqui que começaram a montar um sistema de pesquisa e de recuperação de informação.

A missão dos estudantes, que começou na Unidade Curricular de Processamento e Recuperação de Informação, passava por dar acesso “descomplicado e de uma forma intuitiva” a informação política relevante, acessível a qualquer cidadão.

“Mesmo que os partidos, ao longo do tempo, mudem de opinião, o arquivo do que escreveram nas suas páginas ao longo dos anos mantém-se”, explica Miguel Azevedo Lopes. “Na nossa apresentação ao júri falámos de algo que achámos interessante analisar ao longo dos anos: o novo aeroporto. E em 2001, o PCP já falava disso no seu site.”

João Andrade, Maria Carneiro e Miguel Azevedo Lopes no Ciência 2023. (Foto: DR)

“O trabalho que desenvolvemos na FEUP foi uma boa base para o projeto final, que passou de um sistema de pesquisa para um website completo, interativo e informativo, focado na extração de informação histórica sobre os partidos, bem como na pesquisa dessa mesma informação”, avança membro da equipa.

Atualmente, a plataforma “Memória Política” exibe apenas os dados relativos aos oito partidos com assento parlamentar na legislatura atual, estando prevista uma atualização do projeto de modo a integrar dados de outros partidos que contribuíram para a dinâmica da política portuguesa.

Os três estudantes receberam das mãos da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato um prémio monetário de 2.000 euros, entregue durante a cerimónia do Ciência 2023 – Encontro com a Ciência e a Tecnologia em Portugal.