O investigador Francisco Santos, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), e antigo estudante da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Medicina (FMUP) da U.Porto, foi distinguido com uma bolsa da Universidade de Oxford que lhe permitirá desenvolver o seu doutoramento na prestigiada Sir William Dunn School of Pathology/Medical Sciences Division daquela universidade britânica.

Esta bolsa vai financiar um projeto de quatro anos centrado no estudo da regulação de motores moleculares responsáveis pelo transporte de vários materiais essenciais para o normal funcionamento da célula. O trabalho será supervisionado pelo investigador Anthony Roberts e desenvolvido em colaboração com o i3S, nomeadamente com a equipa liderada pelo investigador Tiago Dantas.

Mais especificamente, explica Francisco Santos, “vou focar-me na dineína-2, um dos motores do mecanismo de transporte responsável pela construção e funcionamento dos cílios presentes na superfície das nossas células. Este mecanismo de transporte é extremamente importante, já que uma falha neste processo resulta em defeitos de sinalização e mobilidade celular que levam a problemas de desenvolvimento severos e até mesmo à morte durante a gestação ou logo após o nascimento”.

Tiago Dantas, coordenador da equipa de investigação no i3S, explica que “os cílios são como longas antenas na superfície da célula que captam informações do ambiente envolvente. No interior dessas antenas existem motores moleculares que funcionam como elevadores que transportam materiais de construção e reparação para o topo do cílio”.

Segundo o investigador, “um dos elevadores moleculares do cílio, a dineína-2, também tem a importante função de transportar as moléculas sinalizadoras captadas pelo cílio para o interior da célula, bem como materiais que tenham que ser reciclados ou eliminados”.

Estes pequenos compartimentos celulares chamados cílios são extremamente versáteis e dependem de um complexo sistema de transporte bidirecional onde a dineína-2 desempenha um papel chave. “Tendo isto em consideração, não é de admirar que falhas na regulação do movimento deste motor levem a graves repercussões para o portador, nomeadamente defeitos no desenvolvimento de vários órgãos, deficiência sensorial, infertilidade, entre outros”, acrescenta o investigador.

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos licenciou-se em Bioquímica na U.Porto, tendo recebido um prémio por ter obtido uma das melhores médias do seu ano, e realizou depois o Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular na FMUP.

Foi durante o seu mestrado que iniciou o seu percurso científico no i3S, mais precisamente em maio de 2021, momento em que integrou a equipa do investigador Tiago Dantas, do grupo UnIGENe como estudante de mestrado.

Após ter defendido com sucesso a sua tese de mestrado (com 20 valores), foi inserido como investigador naquele grupo do i3S.