A equipa conjunta das universidades do Porto e de Aveiro sagrou-se bicampeã mundial na Liga de Simulação 3D do Campeonato do Mundo de Futebol Robótico que decorreu na cidade francesa de Bordéus. Com uma vitória por 3-2 na final disputada frente à equipa alemã magmaOffenburg, a FC Portugal repetiu a conquista de 2022, confirmando o excelente momento que o projeto atravessa nesta modalidade da RoboCup.

A competição da Liga de Simulação 3D é baseada em comportamentos desenvolvidos usando inteligência artificial, nomeadamente aprendizagem por reforço e usa técnicas multiagente para a coordenação da equipa. A segurança e robustez do jogo é potenciado por uma movimentação em campo rápida e omnidirecional (os robôs humanoides podem andar em todas as direções) e por uma manipulação de bola de excelente qualidade (drible) que surpreendeu todas as equipas.

“Usamos as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em coordenação de Equipas de Robôs e Aprendizagem Computacional Profunda por Reforço, que nos permite desenvolver e melhorar os comportamentos de robôs. Estamos obviamente satisfeitos com estes resultados internacionais, onde temos vindo a fazer história”, avança Luís Paulo Reis, professor da Faculdade de Engenharia da U.Porto e um dos entusiastas destas competições.

A participação portuguesa no RoboCup 2023 contou ainda com as equipas LAR@MSL e LAR@Home da Universidade do Minho, pela equipa SocRob do Instituto Superior Técnico e pelas equipa júnior da Escola Secundária de Barcelinhos (Rescue Simulation), do CENFIN polo de Ermesinde (Rescue Maze), da Escola Profissional de Felgueiras (Rescue Maze e Rescue Line) e do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira (OnStage).

A equipa SocRob do IST arrecadou o segundo lugar na Liga @Home e a equipa júnior da ES Barcelinhos o troféu de Rescue Simulation júnior em Super Teams (equipas conjuntas).

Sobre o RoboCup

O RoboCup 2023 decorreu em Bordéus, em França, de 5 a 10 de julho. É considerada a mais importante competição mundial de robôs e tem como objetivo principal promover a investigação e desenvolvimento em Robótica e em Inteligência Artificial. Para isso, desafia equipas de universidades de todo o mundo para competirem em vários domínios: desde o Futebol Robótico, aos robôs domésticos e industriais ou ainda em missões de socorro e salvamento.

A competição teve a sua primeira edição em 1997 em Nagoia, Japão, e decorre anualmente desde aí em vários países e continentes. Cerca de 2500 humanos e 2000 robôs participam na competição todos os anos.
O objetivo estabelecido para o Futebol Robótico é que em 2050 exista uma equipa de robôs humanoides que irá ganhar à seleção vencedora do mundial de futebol desse ano.