No próximo dia 1 de julho, pelas 16h12 (hora de Portugal Continental), terá lugar o lançamento da missão EUCLID, da Agência Espacial Europeia (ESA), a bordo do foguetão Falcon 9 (SpaceX). Um momento que pode ser presenciado no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, numa sessão aberta ao público, promovida em parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço (IA).

Às 15h00, no auditório do Planetário do Porto, o público pode assistir a um resumo da missão e dos seus objetivos científicos, apresentada pelo investigador Carlos Martins, do IA/U.Porto.

Segue-se a transmissão, em direto, do lançamento desta missão espacial, com início marcado para as 16h12, a partir da base da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) em Cabo Canaveral. A entrada é livre, ainda que limitada à lotação do auditório.

Sobre a missão Euclid

A missão Euclid é a primeira missão espacial concebida para tentar compreender o que está, efetivamente, a acelerar a expansão do Universo e que, segundo as teorias cosmológicas, se deve à energia escura, uma misteriosa força que se opõe à atração gravitacional.

Na prática, a missão vai permitir medir a geometria do Universo e ajudar a esclarecer do que é feito na sua totalidade através da observação do desvio da trajetória da luz provocado pela matéria escura nas galáxias e aglomerações de galáxias, parte do mundo visível, que totaliza apenas 5% da composição do Universo.

Portugal é um dos Estados-membros da ESA diretamente envolvidos na missão EUCLID, com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) a liderar uma das componentes científicas cruciais, a do planeamento do rastreio do céu.