Proporcionar uma experiência única e desafiante no mundo académico da Universidade do Porto e dar a conhecer o que é fazer ciência nas áreas da Física, Engenharia Física e Astronomia. É com esses objetivos que se apresenta a primeira edição da Academia de Física, uma iniciativa do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) dirigida a alunos de Física do 11.º e 12.º ano do Ensino Secundário.

Com candidaturas abertas de 1 a 25 de fevereiro, o programa tem uma forte incidência computacional e laboratorial, complementando os programas vigentes no Ensino Secundário. O objetivo é que a formação adquirida durante a Academia possa ser útil no percurso académico dos alunos nas suas escolas e assume-se como complementar aos estudos.

A Academia de Física decorrerá na FCUP  às sextas-feiras de tarde, entre as 16h00 e as 19h00, de 8 de março a 24 de maio (com exceções nos dias 29 de março e 6 de abril) .

Ao longo de um total de 10 semanas, os participantes terão oportunidade de conhecer alguma da investigação de ponta que se realiza em Portugal, trabalhar em experiências laboratoriais, participar em atividades computacionais e realizar trabalhos de grupo com a orientação de estudantes de doutoramento da FCUP, em temas diversos como a Computação quântica, a Vida das estrelas, a Refrigeração magnética, a Nanofabricação neuromórfica e os Sistemas óticos.

Toda a informação sobre o programa e candidaturas à Academia de Física estão disponíveis na página do evento.