Dois professores do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadores no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), estão na origem do lançamento de uma nova revista científica na área de projeto de máquinas e automação.

António Mendes Lopes e Lucas da Silva assumem agora o cargo de Editors-in-Chief do “Journal of Machine Design and Automation Intelligence”, lançado em abril deste ano pela editora De Gruyter.

“Automação e inteligência estão cada vez mais presentes em máquinas, tornando o seu projeto e desenvolvimento cada vez mais multidisciplinares. A ideia de criar esta publicação surgiu da nossa experiência de investigação e de desenvolvimento de máquinas automáticas para ensaios, bem como de contactos com muitos colegas durante a Conferência Internacional sobre Projeto de Máquinas, em 2021”, avança António Mendes Lopes.

Foi essa mesma experiência que os “levou a acreditar que era necessária uma nova revista para preencher uma lacuna existente no panorama editorial internacional”. “O nosso objetivo passa por desenvolver e fazer crescer a publicação para que possa ser indexada nas mais importantes bases de dados de revistas científicas”, acrescenta.

Sobre António Mendes Lopes e Lucas da Silva

Professor Associado com Agregação na FEUP, António Mendes Lopes é investigador sénior e coordenador do grupo de investigação de Controlo e Sistemas Inteligentes, do LAETA/INEGI. As suas áreas de investigação são Automação, Robótica, Modelação de Sistemas Complexos e Sistemas de Ordem Fracionária.

Lucas da Silva é Professor Catedrático na FEUP e lidera a Unidade de Processos Avançados de Ligação (AJPU) do INEGI. O seu trabalho centra-se no desenvolvimento de juntas soldadas, juntas por deformação plástica e juntas coladas.