As mais recentes recomendações europeias para “fazer frente” à principal causa de morte em Portugal e na Europa contaram com a colaboração de Jorge Polónia, médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

As guidelines de hipertensão e risco cardiovascular, que serão apresentadas em Milão, durante a reunião científica da Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH), têm constituído, ao longo das últimas décadas, um manual de conhecimento sobre a evidência científica mais atualizada relativa à prevalência, métodos de diagnóstico, medidas de prevenção e orientação terapêutica da hipertensão arterial.

Seguindo-se às recomendações publicadas em 2013 e 2018, e que tiveram mais de 80 mil citações, as novas guidelines têm como um dos principais objetivos “a melhoria do controlo da hipertensão e a redução do risco cardiovascular, bem como de outros fatores de risco que lhe estão associados”.

De acordo com Jorge Polónia, que repete pelo terceiro ano consecutivo a presença na task force (conta este ano com a participação de outros dois médicos portugueses), as novas orientações incluem, por exemplo, novidades sobre o reforço da avaliação da pressão arterial em casa e na monitorização de 24 horas.

Publicadas no Journal of Hypertension, as recomendações visam ainda novos biomarcadores e marcadores genéticos, medidas para diagnóstico e combate à não adesão no tratamento, mas também orientações sobre a introdução de novas tecnologias, como a telemedicina.

O também investigador do CINTESIS e coordenador da Unidade de Farmacovigilância do Porto acrescenta, a título pessoal, que o combate à doença cardiovascular poderá ser ainda mais eficaz investindo-se em “melhorar o controlo da hipertensão e a adesão ao tratamento, quer por parte do doente, quer por parte do médico”.

Sobre Jorge Polónia

Licenciado e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e com especializações em Farmacologia Clínica e Medicina Interna, Jorge Polónia é Professor Associado com Agregação em Medicina e Farmacologia Clínica da FMUP e investigador principal do grupo PharmaHTA, do CINTESIS.

É também Consultor de Medicina e Hipertensão Arterial do Hospital Pedro Hispano/Unidade Local de Saúde de Matosinhos, além de membro do Board da Sociedade Europeia de Hipertensão.