Quais os principais cuidados a ter na alimentação das crianças e adolescentes? Qual o papel da família e da escola na promoção de uma alimentação saudável? Que estratégias devem ser usadas para “convencer” os mais novos a aderir a uma alimentação mais saudável? Estas e outras questões encontram resposta no Comer bem na escola e em família, o mais recente Massive Open Online Course (MOOC) da Universidade do Porto, especialmente destinado a familiares, cuidadores de crianças e outras pessoas interessadas no tema da alimentação.

Desenvolvido no âmbito do projeto Skills for a Next Generation U.Porto (POCH), este novo curso online gratuito e aberto a toda a comunidade tem como principal objetivo ajudar a “promover a alimentação saudável das crianças, alertando a comunidade para a importância do papel da família e da própria escola nesse processo”.

“Esta é uma área onde se divulga muita informação mas nem sempre de qualidade. A divulgação de opiniões sem evidência científica gera desinformação e pode transformar a alimentação dos mais novos num gigante desafio para os familiares e cuidadores”, explica Cátia Queirós, nutricionista que integra a equipa responsável pelo curso, juntamente com outros docentes e especialistas da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP).

Na prática, o curso encontra-se estruturado em quatro módulos de aprendizagem que, combinando componentes teóricas e outras mais práticas, “desde a escolha dos alimentos até à confeção e consumo”, permitem “compreender e implementar estratégias para melhorar a alimentação dos mais jovens e contornar os habituais obstáculos que surgem nestas idades”.

Cada módulo é composto por sua vez por vídeo-aulas, entre outros materiais concebidos “numa linguagem fácil e acessível para todos” (os conteúdos são apresentados em Português, incluindo a Língua Gestual Portuguesa).

No final do MOOC, os participantes serão capazes de “perceber o que é uma alimentação saudável para as crianças, mas também como colocá-la em prática diariamente, de uma forma simples, saborosa e económica”, adianta Cristina Queirós.

A primeira edição do MOOC “Comer bem na escola e em família” arranca no dia 11 de julho e prolonga-se até 11 de janeiro de 2024.

Para facilitar a aprendizagem, o curso está organizado numa abordagem self-paced, permitindo aos participantes estudar ao seu próprio ritmo e no horário que lhes for mais conveniente.

Para inscrições e mais informações, consultar a página do curso na plataforma Nau.