A Diretora de Comunicação do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) e Diretora da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do MHNC-UP, Maria João Fonseca, é a nova Vice-Presidente do ECSITE (The European Network of Science Centres and Museums). Trata-se de uma rede que pretende ligar e capacitar organizações e profissionais “no sentido de ampliar o envolvimento científico”, potenciando assim o alcance e o impacto do trabalho desenvolvido.

O ECSITE é uma rede que conta com mais de 320 membros de diferentes países e com configurações diversas (museus, centros de ciência, empresas, etc.) que, em conjunto, mobilizam anualmente mais de 40 milhões de pessoas através de ações que incluem debates, discussões públicas, programas educativos, exposições, entre outras iniciativas.

Para Maria João Fonseca, esta nomeação é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo MHNC-UP, “que se tornou conhecido daquela que é a maior rede europeia de museus e centros de ciência em 2017, quando, com o apoio da Ciência Viva”, organizou no Porto a conferência anual da rede.

Em simultâneo, é também “uma oportunidade de participar ativamente no esforço coletivo” de “aproximar todas as pessoas da ciência” e, assim, estimular de forma concertada a “construção de “um futuro (ou futuros) de que nos possamos orgulhar”, projeta a nova Vice-Presidente do ECSITE.

É uma “enorme felicidade” que transporta “uma grande responsabilidade, ter o privilégio de contribuir para a implementação da visão desta incrível rede e de servir os seus membros”, finaliza Maria João Fonseca.

O novo Board do ECSITE tomou posse durante a última conferência internacional da rede, que teve lugar de 15 a 17 de junho, em Malta. (Foto: DR)

O compromisso com a crise climática

Entre os desafios que se colocam à recém-eleita direção do ECSITE destaca-se uma nova estratégia delineada para a rede, particularmente importante no contexto da emergência climática (Ecsite Environmental Emergency Pledge) em que vivemos.

Na prática, a iniciativa visa estimular os membros a implementarem medidas que levem à sustentabilidade das suas ações e à consciencialização do público para a crise climática e para a perda de biodiversidade.

Em linha com a sua visão e missão, o MHNC-UP foi uma das primeiras 40 instituições a subscrever este compromisso.

Sobre Maria João Fonseca

Licenciada e mestre em Biologia e doutorada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), Maria João Fonseca é Diretora de Comunicação do MHNC-UP desde 2017. Um cargo que acumula, desde 2020, com o de Diretora da Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva, onde é responsável pela administração geral e pela coordenação e promoção de atividades de comunicação e divulgação de ciência.

Anteriormente, foi Coordenadora de Comunicação de Ciência do

Desde março deste ano, é também