A Piscina de Campanhã recebeu, este domingo, 18 de junho, mais de 150 estudantes atletas de diferentes instituições de ensino superior para disputar o Campeonato Nacional Universitário de Natação Piscina Longa 2023.

A comitiva da U.Porto, constituída por 27 estudantes atletas e orientada pelas treinadoras Marisa Sousa e Vânia Neves, alcançou o terceiro lugar no coletivo, com um total de cinco medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e duas medalhas de bronze conquistadas.

O destaque vai para os 11 medalhados, começando pelos cinco novos campeões nacionais universitários.

No setor masculino, Kevin Apseniece (FADEUP) alcançou os ouros em 100m Mariposa e 50m mariposa, ao passo que Diogo Severino Nunes (FDUP) foi primeiro nos 100m livres. Já Diogo Barbosa Nunes (FEUP) sagrou-se campeão nacional universitário nos 200m livres.

Na competição feminina, o grande destaque vai para Maria Inês Castro (FEUP), que venceu a prova dos 100m Bruços.

Kevin Apseniece foi o grande dominador das provas de mariposa. (Foto: CDUP-UP)

Os vice-campeões nacionais universitário foram Diogo Barbosa Nunes, João Araújo (FEUP), Mário Filho (FADEUP), João Cunha (FPCEUP), nos 4x50m, Diogo Barbosa Nunes nos 400m livres, e Mário Filho nos 50m e 100m livres.

U.Porto sagra-se vice-campeã nacional nos 4x50m livres.

Subiram ainda ao terceiro lugar do pódio nos 50m Bruços, Maria Inês Castro, e nos 200m livres, Diogo Severino Nunes.

A U.Porto entra pela última vez em ação nos Campeonatos Nacionais Universitários 2023, no dia 25 de junho, no CNU de Ginástica de Trampolins, em Lisboa. No mesmo, dia a Universidade faz a sua estreia nos Europeus Universitários 2023.