A FEUP Talent League juntou, no mês de maio, 11 estudantes finalistas da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e empresas FEUP PRIME Partner numa sessão de networking e de apresentação pessoal por parte dos estudantes de vários mestrados da instituição. 

Durante a sessão, organizada pela Talent Unit da FEUP, cada candidato apresentou o seu pitch e recebeu feedback das empresas parceiras, todas FEUP Prime Partners, nomeadamente da Mota-Engil, Rangel, Kaizen Institut, BA Glass, Armis, REN e Vodafone.  

“A FEUP Talent League é o culminar de um percurso formativo na área da carreira e competências transversais, através da qual os estudantes vão pôr em prática as competências adquiridas em comunicação, marketing pessoal e pitch. Têm a oportunidade de receber feedback personalizado e estabelecer contactos privilegiados com estas empresas”, refere Marta Rodrigues, coordenadora da Unidade de Talento da FEUP.  

O grande vencedor da competição foi Luís Sousa, finalista do Mestrado em Engenharia Mecânica, que recebeu um prémio de 300 euros. Para o estudante, o mais importante foi ter desenvolvido as suas soft skills e contactado com o mercado de trabalho atual, metas importantes na procura do primeiro emprego. 

“Neste programa, desenvolvi competências ligadas à gestão emocional e de tempo, passando ainda pelo contacto direto e pessoal com empresas. Sei que este networking é essencial para o meu futuro”, avança o futuro engenheiro mecânico. 

No seu “pitch”, Luís Sousa apelou à emoção e ao storytelling ao contar a história de como “adorava brincar com carrinhos em criança”, levando-o a escolher a área de Engenharia Mecânica. Também se referiu às suas experiências académicas e profissionais passadas, sempre com os olhos postos nos próximos passos. 

Luís está já de malas feitas para Cork, na Irlanda, onde vai fazer um estágio na Apple, na área de gestão de qualidade de produto, durante os próximos 10 meses.