Jorge Gabriel Oliveira, estudante do Programa Doutoral em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), a desenvolver o seu projeto de investigação no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto, é o vencedor da segunda edição da U.Porto 3MT® (Three Minute Thesis), o concurso que, ao longo dos últimos meses, pôs à prova as capacidades de comunicação dos estudantes de doutoramento da U.Porto.

A final da competição decorreu no passado dia 19 de maio, no Salão Nobre da Reitoria. Ao longo da tarde, os 20 finalistas foram desafiados a resumir oralmente os resultados das suas investigações em apenas três minutos, e com a ajuda de um único diapositivo.

No final, a escolha do júri – composto por Carlos Daniel (jornalista e diretor-adjunto de informação da RTP), Rosalia Vargas (presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica),  António Granado (professor de Comunicação de Ciência na NOVA FCSH), Luísa Amorim (gestora no Grupo Amorim) e João Paulo André (professor e autor/escritor da Universidade do Minho) – recaiu então sobre a apresentação de Fighting drug-resistant bacteria with refined compounds, título do projeto de doutoramento de Jorge Gabriel Oliveira, que assim recebeu o correspondente prémio monetário de 1200 euros.

A final deste ano teve como júri Carlos Daniel, Rosalia Vargas, António Granado, Luísa Amorim e João Paulo André. (Foto: Rui Farinha/U.Porto)

Doutorandos com capacidades de comunicação

Licenciado (2018) e mestre (2020) em Bioquímica pela FCUP, Jorge Gabriel Oliveira faz “um balanço extremamente positivo de toda a experiência”. “Foi muito gratificante porque sinto que não só melhorei a capacidade de comunicar o que faço no dia-a-dia como também aprendi imensas coisas novas que me serão úteis para o resto da minha vida profissional”, refere o estudante de doutoramento.

Num desafio que pede sobretudo capacidade de síntese e persuasão, Jorge não deixa de salientar o desenvolvimento de soft skills  que a competição proporciona, e que “serão úteis ao longo da nossa carreira, como a capacidade de síntese e a comunicação de ciência a pessoas que não só não pertencem à nossa área como não são do mundo da ciência no geral”. De um modo geral, salienta que “fez então todo o sentido participar nesta competição não só para me pôr à prova, mas também para melhorar estas soft skills“.

Para além de Jorge Gabriel Oliveira, a U.Porto 3MT®  2023 distinguiu ainda, com uma menção honrosa, no valor de 800 euros, Inês de Sousa Novo Pereira, estudante do Doutoramento em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto (FMDUP).

Intitulada The impact of botulinum toxin type A for facial aesthetics on psychological stress, periodontal inflammation and periodontal disease therapy – a randomized controlled trial, a tese da médica dentista licenciada em Medicina Dentária (2006) mereceu a preferência do júri.

Numa experiência que considera “muito positiva e enriquecedora”, Inês de Sousa Novo Pereira refere que receber esta menção “foi muito gratificante” e ganhou um valor acrescido “por ser a única representante da faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto”.

Os 20 finalistas selecionados participaram em ações de formação prévias à sua apresentação na final. (Foto: Rui Farinha/U.Porto)

O caminho até à final

Promovido pela primeira vez na U.Porto em 2022, o concurso 3MT desafia os participantes a explicarem o conceito e a importância da sua investigação. Em apenas 3 minutos, e usando como base “não mais que um único diapositivo”, os futuros doutores devem explicar da forma mais cativante possível o significado do seu trabalho.

Na primeira fase do concurso, os candidatos tiveram que produzir e submeter um vídeo a apresentar o seu projeto. Depois de uma análise cuidada, realizada por uma Comissão de Avaliação constituída por representantes das 14 faculdades da U.Porto, foram selecionados os 21 melhores candidatos.

Os estudantes selecionados participaram posteriormente numa ação de formação nas instalações da UPTEC Baixa e no Núcleo de Tecnologias Educativas da U.Porto. Este constituiu um momento de preparação para a competição final da U.Porto 3MT.

Como explica Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto para a Investigação e Inovação, “tivemos uma participação bastante alargada de candidatos que mandaram as suas propostas. Dessas propostas, foram selecionados 20 candidatos e esses 20 candidatos depois tiveram uma formação própria para poderem apresentar ao público e ao vivo as suas propostas”. Um procedimento que se realizou pelo segundo ano consecutivo na Reitoria da Universidade do Porto e que  comprovou uma vez mais as competências dos doutorandos da U.Porto.