Concluída a fase de avaliação das candidaturas, já são conhecidos os 21 finalistas da 2.ª edição da U.Porto 3MT® (Three Minute Thesis), a competição académica que desafia os estudantes de doutoramento da Universidade do Porto a testarem e porem em prática as suas capacidades de comunicação.

Promovido pela primeira vez na U.Porto em 2022, este concurso nascido na University of Queensland (Austrália) desafia os participantes a explicarem o conceito e a importância da sua investigação. Em apenas 3 minutos, e usando como base “não mais que um único diapositivo”, os futuros doutores devem explicar da forma mais cativante possível o significado do seu trabalho.

Na primeira fase do concurso, os candidatos tiveram que produzir e submeter um vídeo a apresentar o seu projeto. Depois de uma análise cuidada, realizada por uma Comissão de Avaliação constituída por representantes das 14 faculdades da U.Porto, foram selecionados os 21 melhores candidatos.

As faculdades de Ciências (FCUP) e de Farmácia (FFUP), juntamente com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), são as mais representadas na lista de finalistas, contribuindo com cinco estudantes cada. Seguem-se a Faculdade de Medicina (FMUP), com dois, e as faculdades de Belas Artes (FBAUP), Desporto (FADEUP), Direito (FDUP) e Medicina Dentária (FMDUP), com um.

O caminho até à final

Os estudantes selecionados vão agora participar numa ação de formação agendada para o próximo dia 28 de abril, nas instalações da UPTEC Baixa e no Núcleo de Tecnologias Educativas da U.Porto. Este será um momento de preparação para a competição final da U.Porto 3MT®, a decorrer no dia 19 de maio, às 15h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, num evento aberto a toda a comunidade.

A prova será feita nos mesmos moldes de avaliação, mas desta vez sem suporte visual. O vencedor da segunda edição do 3MT U.Porto vai receber um prémio monetário de 1200 euros, estando ainda prevista a atribuição de uma menção honrosa no valor de 800 euros.

O acompanhamento do evento pode ser feito através da nova página da U.Porto 3MT, plataforma que reúne toda a informação sobre a competição.

“Esta plataforma pretende congregar toda a informação destinada aos estudantes de doutoramento que tencionam participar nesta atividade, bem como de registar as diferentes edições ao longo do tempo”, explica Pedro Rodrigues, Vice Reitor para a Investigação e Inovação da U.Porto.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected]