No próximo dia 28 de abril, assinala-se um importante marco para a Universidade do Porto: o aniversário do Estádio Universitário. São 70 anos de História, que o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) vai assinalar com um programa de atividades diversificado, aberto a toda a Comunidade U.Porto.

As celebrações arrancam oficialmente às 10h30, com uma cerimónia liderada pela Vice-Reitora da U.Porto com o pelouro do Desporto, Maria Joana Carvalho. Segue-se uma visita ao Estádio Universitário, com passagem pela exposição “Passado, Presente e Futuro do Estádio Universitário”, organizada pelo CDUP-UP.

Mas, ao longo do dia, não faltarão motivos para comemorar esta data especial. Logo a partir das 9h00, e até às 20h00, o acesso aos campos exteriores do Estádio Universitário será gratuito. O procedimento é bastante simples: basta juntar um grupo de amigos, trazer uma bola e apresentarem-se para registo, na receção do Estádio Universitário. De seguida, deverão escolher, mediante disponibilidade, um dos quatro campos relvados de futebol 7 ou o campo de futebol 5.

Para quem preferir aventurar-se pelo universo dos desportos com raquete, o CDUP-UP preparou dois momentos distintos, orientados por Diogo Calheiros, treinador da equipa de Ténis da U.Porto que dominou a última edição do Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade. Quem pretende dar os primeiros passos no Ténis, terá a oportunidade ideal no Workshop de Iniciação ao Ténis, às 14h30.

“Vamos jogar Ténis?” é o convite que o CDUP-UP faz, a partir das 15h30, a quem já tem alguma experiência com este desporto e gostava de passar momento de descontração, neste dia de festa.

Às 16h30, Hugo Rodrigues, Coordenador de Musculação do UPFit, ensinará os Princípios Fundamentais do Treino de Força. Para terminar este dia de aprendizagem e atividade física, a professora Ângela Carvalho guiará uma Sessão Extra UPRunning, às 18h30.

Todos as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e os workshops são de inscrição prévia obrigatória, mediante preenchimento dos respetivos formulários.

Mais informações através do e-mail [email protected]

Um “novo” estádio para o futuro

Localizado em plena quinta do Campo Alegre, o Estádio Universitário do Porto foi inaugurado no dia 28 de abril de 1953. Uma referência para a prática desportiva de várias gerações de estudantes e atletas, o complexo acabaria por chegar aos primeiros anos do século XXI em estado de quase abandono. Situação que se reverteria a partir de 2013, ano em que a U.Porto reassumiu a gestão do espaço e iniciou um programa de recuperação dos espaços e equipamentos.

Desse esforço resultou a recuperação e reabertura ao público dos dois pavilhões existentes no complexo, em 2016, bem como o lançamento, em 2019, da primeira fase da reabilitação, centrada na instalação de um novo relvado e de outras infraestruturas de apoio essenciais.

Atualmente, encontra-se em curso a segunda fase de reabilitação, uma intervenção, orçada em 2,5 milhões de euros, que contempla a recuperação do edifício da bancada, a reformulação dos balneários e a construção de dois novos edifícios, incluindo a futura sede do CDUP-UP.