Depois de dois dias dedicados sobretudo às visitas escolares do ensino básico e secundário, a 20.º edição da Mostra da Universidade Porto prossegue no fim-de-semana, de 22 a 23 de abril, com um programa pensado para todas as famílias e curiosos que acorram ao Multiusos de Gondomar.

Com entrada gratuita, a Mostra da U.Porto é um evento que permite aos visitantes um primeiro contacto com o Ensino Superior e, em particular, com o que é feito na melhor universidade portuguesa. Pensado sobretudo para os mais jovens, trata-se de um espaço onde todos podem explorar a Universidade, saber mais sobre os cursos e a oferta formativa e extracurricular.

Este fim-de-semana, os visitantes vão poder participar em dezenas de experiências científicas interativas relacionadas com as diferentes áreas do saber lecionadas numa das melhores universidades a nível internacional.

A receber os visitantes estarão dezenas de estudantes, docentes e investigadores da U.Porto, preparados para ajudar os futuros universitários através da partilha de testemunhos reais ou do esclarecimento de dúvidas.

Uma agenda preenchida

O programa para sábado e domingo conta com um conjunto de atividades para todas as idades, que vão desde a simulação de um julgamento, rastreios de saúde e demonstrações de suporte básico de vida, tertúlias e questionários, apresentações de dança, quizzes e exibições robóticas e ainda um vislumbre do corpo humano, com uma exposição de peças anatómicas.

Pelo caminho, os visitantes podem também parar junto do palco central do recinto, onde vão poder encontrar eventos pontuais para todos os gostos. Haverá conversas sobre desporto e arte, além das habituais palestras de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior, sem esquecer as habituais atuações das tunas e grupos de fado da Universidade.

Conversas para depois

Criada a pensar no futuro dos estudantes universitários, a Mostra dá respostas às dúvidas e inquietações dos jovens curiosos e indecisos sobre o seu futuro. Atenta às necessidades dos futuros universitários, a Mostra convida assim os futuros universitários – e respetivos pais e professores – a “experimentar” o curso universitário que mais se adequa à sua vocação.

Entre as atividades programadas, destacam-se as conferências e palestras de esclarecimento de dúvidas sobre o acesso ao ensino superior. A primeira sessão, intitulada de “ Ingresso no Ensino Superior. E agora? Uma meta feliz mas com percalços?”, terá lugar às 11h00 de sábado e ficará a cargo dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).

Ainda no sábado, haverá uma palestra sobre os desperdícios alimentares, a partir das 14h30, também protagonizada pelos SASUP.

No domingo (dia 23), a partir das 15h00, os SASUP propõem uma conversa sobre apoios sociais, na qual os estudantes poderão ficar a saber mais sobre as ajudas que têm ao dispor do seu sucesso académico.

Para encerrar as sessões de esclarecimento, no domingo, às 15h30, haverá uma última conferência, a cargo da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). em que será possível um pequeno vislumbre do futuro e uma conversa aberta sobre os procedimentos de transição para o Ensino Superior.

A participação nas sessões é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada aos lugares existentes.

Transporte gratuito até à Mostra

De forma a assegurar que todos têm a oportunidade de visitar a Mostra 2023, a U.Porto vai disponibilizar um serviço de transporte gratuito e permanente até ao Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O transporte irá partir de cinco pontos distintos: Estação de Campanhã (início da Rua Pinto Bessa), Estação de Metro do Estádio do Dragão, Estação de Metro de Fânzeres, Planetário do Porto e Asprela. Os horários podem ser consultados aqui.

A 20.ª Mostra da U.Porto tem entrada livre e estará de portas abertas das 10h00 às 19h00, durante quinta e sexta-feira. Das 11h00 ás 19h00 no sábado,  e das 11h00 às 18h00 no domingo

Mais informações disponíveis em mostra.up.pt.