Depois do sucesso das últimas edições, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) volta a organizar um Curso de Defesa Pessoal dedicado ao público feminino.

Esta quarta edição divide-se em dois cursos, cada um composto por quatro sessões. O primeiro realiza-se no Estádio Universitário, nos dias 29 de abril, 6, 20 e 27 de maio, das 10h30 às 12h30, sob a orientação do professor Pedro Pinheiro.

O segundo curso realiza-se no CDUP-Boa Hora, nos dias 2,16,23 e 30 de maio, das 18h00 às 20h00, com o professor Ricardo Macedo.

Estes cursos têm como objetivo ajudar as participantes a desenvolver ferramentas como o autocontrole e a avaliação correta de situações de perigo.

Em cada sessão, serão trabalhadas as reações a uma série de agressões como empurrões, puxões, socos, pontapés, quedas, projeções, entre outras. Os professores vão ainda ensinar técnicas de libertação, bloqueios de ataques, contra-ataques, tomadas de ofensiva, entre outras.

De forma a assegurar que as situações de violência são retratadas da forma mais real quanto possível, as participantes são convidadas a trazer roupa, acessórios e calçado do dia-a-dia.

Os cursos vão decorrer no Estádio Universitário e no CDUP-Boa Hora. (Foto: CDUP-UP)

Inscrições a decorrer

As interessadas devem efetuar a inscrição até ao dia 26 de abril, através do preenchimento de formulário disponível online ou nos balcões do CDUP-UP. As vagas para cada curso estão limitadas a 28 participantes.

O custo do curso é de 28 euros para participantes externas ao Programa UPFit, a que acresce o valor do seguro desportivo de 5 euros (não aplicado às estudantes da U.Porto). Para Membros UPFit, o curso tem um custo de 22 euros.