Raul Moreira e Pedro Sousa, alumni do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foram ambos vencedores do prémio “Melhor tese de doutoramento em Integridade Estrutural”, entregue pela Sociedade Portuguesa de Fratura e Integridade Estrutural (SPFIE).

O prémio é atribuído bienalmente e pretende estimular o interesse dos estudantes de engenharia na área de Integridade Estrutural.

“O júri da SPFIE responsável pela atribuição do prémio decidiu atribuir o reconhecimento, excecionalmente, a dois trabalhos de elevada qualidade de estudantes da FEUP”, afirma Pedro Moreira, alumnus da FEUP e Presidente da SPFIE.

“Estudo do comportamento à fadiga de reparações adesivas de estruturas de alumínio com compósitos de carbono-epóxido”, de Raul Moreira, e “Deformation monitoring of high-speed rotating targets”, de Pedro Sousa, “são dois trabalhos de grande inovação e qualidade científica que desafiam o conhecimento atual nos tópicos da monitorização de estruturas carregadas dinamicamente em rotação e da fadiga de ligações adesivas”, destaca Pedro Moreira, também diretor da unidade de Monitorização Avançada e Integridade Estrutural no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).

A sessão de apresentação dos trabalhos e entrega dos prémios decorreu no passado dia 20 de janeiro, no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP. (Foto: DR)

Sobre a SPFIE

A Sociedade Portuguesa de Fratura e Integridade Estrutural foi criada em 2016, tendo como missão a promoção de ações de I&D no domínio da integridade de materiais, componentes  e estruturas, da transferência de tecnologia entre entidades de I&D&T e a indústria e da disseminação do domínio da integridade estrutural, particularmente entre as gerações mais novas, com o intuito de a dinamizar através da realização de conferências, seminários e workshops e da publicação de informação técnica sobre o tópico.

A SPFIE representa ainda a comunidade de investigadores portugueses na Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS) desde 2017.