Duas medalhas de ouro, duas medalhas de prata, três medalhas de bronze e o segundo lugar coletivo. É este o resumo das conquistas da equipa de Natação da Universidade Porto no Campeonato Nacional Universitário de Natação (Piscina Curta) 2023, prova que reuniu, no passado dia 29 de janeiro, em Matosinhos, um número recorde de cerca de duas centenas e meia de estudantes atletas provenientes de 25 Instituições de Ensino Superior de todo o país.

Destaque para os dois estudantes-atletas da U.Porto que se sagraram campeões nacionais universitários. Kevin Apseniece (FADEUP) subiu ao primeiro lugar do pódio nos 100m Mariposa, ao passo que Bruno Machado (FEUP) venceu o ouro nos 50m Costas.

Maria Castro e Diogo Nunes, ambos estudantes da FEUP, sagraram-se vice-campeões nacionais nas provas de 50m bruços e 100m Livres., respetivamente.

Subiram ainda ao pódio, para receber a medalha de bronze, as equipas de Estafetas de 4x50m Estilos – Bruno Machado, Rui Silva (FCUP), Diogo Nunes eKevin Apseniece -, 4x50m Livres – Alexandra Campos (FEP), Marta Novo (FADEUP), Maria Inês Lemos (FADEUP), Maria Castro – e Estafetas 4x50m Livres -Kevin Apseniece, Diogo Severino Nunes (FDUP), Bruno Machado e Diogo Nunes.

Bruno Machado venceu uma duas medalhas de ouro conquistadas pela Universidade. (Foto: DR)

Uma organização para a história

Destaque também para a organização da prova, que coube à Universidade do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sports, sob a égide da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), pois juntou duas centenas e meia de atletas, tornando-se o CNU de Natação com maior número de participantes de sempre.

“É de uma enorme satisfação termos sido a entidade organizadora da prova de natação que mais estudantes atletas recebeu na história do desporto nacional universitário”, revelou Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Constituída por 40 estudantes atletas de nove Faculdades, a equipa da U.Porto, liderada pela treinadora Marisa Sousa, foi também a maior delegação presente neste CNU. Para o responsável do CDUP-UP, “é um orgulho para a Universidade conseguir englobar nas suas equipas estudantes de diferentes cursos e faculdades, promovendo assim a prática desportiva e o verdadeiro espírito de «equipa U.Porto»”, afirmou o diretor.

A U.Porto foi a maior delegação deste Nacional Universitário de Natação Piscina Curta.

Uma colaboração para continuar

A acompanhar de perto a competição esteve também o vereador da Câmara Municipal de Matosinhos com o pelouro do Desporto, Vasco Pinho, que destacou as inúmeras colaborações com a U.Porto nestas iniciativas desportivas. “É com todo o gosto que recebemos esta prova”, enfatizou.

O autarca aproveitou o momento para lembrar que é muito importante para a CM Matosinhos estar ligada ao ensino, ao meio académico e ao desporto no meio académico e que “por isso, faz todo o sentido continuarmos a trabalhar, e assim faremos no futuro, com a U.Porto e outras Universidades”.

A acompanhar Vasco Pinho durante a prova e a entrega de prémios estiveram ainda o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, e o vice-presidente e administrador FADU, Rui Sousa e Francisco Marques, respetivamente.

Vasco Pinho, vereador da CM Matosinhos (à direita), acompanhou a prova e entrega das medalhas. (Foto: DR

A grande vencedora deste CNU de Natação (Piscina Curta) foi a Associação Académica de Coimbra, que terminou a competição com 13 medalhas conquistadas.

A U.Porto regressa aos principais palcos do desporto universitário no dia próximo 18 de fevereiro, para participar no CNU de Karaté 2023.