O canoísta José Ramalho, antigo estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), conquistou este domingo, ao lado de Fernando Pimenta, a medalha de ouro na prova de K2 do Campeonato do Mundo de Canoagem de Maratona 2022, que decorreu em Ponte de Lima.

Naquela que foi a estreia internacional absoluta da dupla, José Ramalho e o duplo medalhado olímpico português terminaram os 29.800 metros da corrida decisiva em 1:58,04 horas, à frente dos espanhóis Miguel Llorens e Alberto Plaza. Os noruegueses Eivind Vold e Amund Vold completaram o pódio.

No final da prova, José Ramalho enalteceu a importância de “uma medalha conquistada em Portugal, com um público extraordinário”.

“As mensagens das pessoas que nos têm apoiado têm sido incríveis. Fazem-nos pensar nos momentos em que estamos mais em baixo e que ninguém quer saber de nós, mas a verdade é que as pessoas estão sempre connosco. Ao demonstrar este carinho, este apoio, esta gritaria que foi em todas as portagens… Assim vale a pena”, agradeceu o atleta que, aos 40 anos,  junta assim o segundo título mundial – depois do ouro conquistado na prova de curta distância do Campeonato Mundial de Maratona de Canoagem 2021 – a um currículo onde se destacam sete títulos de campeão da Europa em K1.

Um fim de semana para a história

A medalha de ouro conquistada ao lado de Fernando Pimenta culminou, de resto, um fim-de-semana inesquecível para o alumnus da FADEUP, que concluiu a licenciatura em Ciências do Desporto em 2016.

Um dia antes, José Ramalho já havia garantido a medalha de prata na prova K1, a sua terceira em mundiais de maratonas de canoagem. Uma medalha com sabor agridoce, não tivesse o ouro – conquistado pelo sul-africano Andrew Birket – ficado à distância de apenas 1,10 segundos.

“Voltei a ser (vice-campeão do Mundo), mas não posso ser ingrato. Durante a prova, houve um ou dois momentos em que vacilei, pensei que tinha as coisas mal paradas, tive altos e baixos. Mesmo em segundo, acabei num alto, até pensando que tinha a prova controlada na parte final, pois senti-me mais forte do que eles. Posso ter pagado a fatura por defender demasiados ataques. Não alterava nada na prova que fiz, acho que correu tudo bem”, reconheceu o canoísta natural de Vila do Conde.

José Ramalho somou a terceira medalha de prata na prova de K1 em Mundiais de Canoagem de Maratona (Foto: Photo Duarte)

José Ramalho foi um dos grandes  destaques da delegação portuguesa que conquistou sete medalhas nos Mundiais de maratonas de canoagem, em Ponte de Lima. Uma prestação que valeu o terceiro lugar no medalheiro final da competição, apenas atrás da Hungria e Espanha

Recorde-se que José Ramalho já havia conquistado a medalha de bronze na prova curta de canoagem de maratona dos Jogos Mundiais 2022 (The World Games 2022), que decorreram em julho passado, na cidade norte-americana de Birmingham. Uma competição na qual Portugal somou cinco medalhas, quatro das quais por estudantes ou antigos estudantes da U.Porto.