A cidade de Viena, na Áustria, recebeu entre os dias 13 e 16 de setembro, a final internacional do “European Cyber Security Challenge (ECSC)“, um evento no qual a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) esteve representada pelo estudante Sérgio Rodrigues, e pelo docente do Departamento de Ciência de Computadores, André Baptista.

OEuropean Cyber Security Challenge é uma competição internacional, organizada pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA), que tem como objetivo identificar e promover novos talentos no domínio da cibersegurança. Para tal, os participantes são desafiados a solucionar problemas em diferentes áreas como segurança na web, segurança móvel, hardware, criptografia, engenharia reversa ou forense.

Cada país europeu que participa no evento final organiza uma competição nacional, de onde são selecionados os 10 melhores para integrarem a competição internacional.

Para tal, em julho de 2022, realizou-se em Portugal o evento “CyberSecurity Challenge PT” para selecionar os estudantes e capacitá-los para as áreas de Cibersegurança e Ciberdefesa. Este evento nacional foi organizado em conjunto com a Universidade do Porto, o Centro Nacional de Cibersegurança, e o Instituto Superior Técnico, com o apoio da AP2SI-Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação.

Dos 10 portugueses vencedores destacou-se Sérgio Rodrigues, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos da FCUP, que obteve o 2º lugar e foi um dos contemplados a representar o país na Áustria.